Trabalho: estado lança pesquisa sobre deficientes e idosos

"As pessoas com deficiência e o mercado de trabalho no Ceará: um olhar multifocal" e "A pessoa idosa no Ceará: características das pessoas com mais de 60 anos" são os títulos de duas pesquisas inéditas no Estado, que serão lançadas pela Primeira Dama, Maria Célia Habib Ferreira Gomes, às 9h30min, nesta terça-feira (4), em Juazeiro do Norte, por ocasião do Governo do Ceará na Minha Cidade.

Elaboradas pela Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), por meio do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), as pesquisas apresentam estudos quantiqualitativos da realidade social e laboral desses dois segmentos no Ceará, que servirão como base para o desenvolvimento de políticas públicas inovadoras para os respectivos públicos.

"Essa pesquisa é importante para referendar o planejamento de políticas públicas essenciais para que se possa promover a inserção desse segmento no mercado de trabalho", explica Maria Célia, referindo-se ao segmento das pessoas com deficiência. A pesquisa trata de aspectos demográficos, faixa etária, ocupação por idade e sexo, além de relatar quais as tendências de contratação deste público para o mercado local, as exigências empresariais, o foco na qualificação profissional e sugestões para ampliação e acesso das pessoas com deficiência ao mercado de trabalho.

Da mesma forma, Maria Célia ressalta a relevância da pesquisa sobre as características da pessoa idosa no Ceará, destacando que "seus achados (os resultados) orientam a necessidade de se reunir esforços governamentais, aliados à participação das instâncias representativas da sociedade e das famílias cearenses como um todo, capazes de inverter a lógica da violência, da exclusão e do preconceito, que historicamente se manifestam no comportamento da sociedade". "Precisamos reverter essa realidade para a lógica da garantia dos direitos, para uma nova lógica capaz de imprimir qualidade de vida a esse segmento", alerta Maria Célia.

Qualificação profissional

As duas pesquisas serão distribuídas para todos os prefeitos cearenses, para que conheçam mais de perto a realidade dos dois segmentos, em suas cidades. Inicialmente os documentos serão entregues em Juazeiro do Norte, para nove prefeitos da região do Cariri, prosseguindo, ao longo do mês, a distribuição para os demais municípios. "Como parceiros diretos nas políticas e ações sociais do Governo do Estado, a entrega dessas pesquisas para cada um dos prefeitos será essencial para evolução e sucesso das ações desenvolvidas para as pessoas com deficiência e as pessoas idosas", destaca a titular da STDS, Fátima Catunda.

Na oportunidade, serão entregues, ainda, kits de equipamentos – TV, DVD, colchonetes, aparelhos de som e filmes educativos – para auxiliar nos trabalhos de assistência às famílias carentes, desenvolvidos pelos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), em nove municípios caririenses. Ainda como parte da programação do Governo da Minha Cidade, a STDS irá promover a assinatura dos Termos de Adesão do Programa de Apoio às Reformas Sociais (Proares II), em Juazeiro do Norte, e dos termos de adesão ao programa Criando Oportunidades, em Juazeiro e Jardim, para qualificação profissional de 250 jovens, em quatro turmas. Também pela manhã, serão assinados termos de Adesão ao programa Primeiro Passo, nos municípios de Crato, Barbalha e Juazeiro do Norte, para capacitação de mais 65 jovens.

Ações da STDS

A STDS realiza, através da Central de Artesanato (Ceart), o cadastramento nacional e estadual de artesãos para o Programa de Artesanato Brasileiro (PAB) e emissão de carteira estadual do artesão. Para isso, os artesãos precisam apresentar documentação devida (RG, CPF) e se submeter a teste de habilidade. A meta é cadastrar três mil pessoas no Interior cearense ainda neste ano. Além dos cadastramentos, os três municípios recebem também a unidade móvel do Primeiro Passo Digital, com acesso à internet e curso básico de Linux; unidades móveis do Sine-IDT/CE, disponibilizando emissão de carteira de trabalho, cadastramento de trabalhadores à procura de emprego.

A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social fará doação de cadeiras de rodas aos cidadãos cadastrados, além de disponibilizar informações sobre os programas Bolsa Família e Projovem Adolescente. A Central Fácil leva balcão de informações e cadastramento para os micro e pequenos empreendedores e organiza, junto com o Sine, a oficina de orientação Os Benefícios do Micro Empreendedor Individual. A STDS oferece, ainda, a oficina de Preparação de lanches rápidos, com direito à degustação.

Fonte: Assessoria de Imprensa da STDS