Governo reafirma apoio às reivindicações dos Trabalhadores Rurais

Na presença de milhares de trabalhadores e trabalhadoras rurais de vários estados nordestinos e da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais (Contag), a governadora Wilma de Faria entregou na tarde desta quarta-feira (12) um documento de apoio à pauta de reivindicações do movimento Grito da Terra Nordeste 2009 nas mãos do presidente da Federação dos Trabalhadores da Agricultura no Rio Grande do Norte (Fetarn), Manoel Cândido.

Wilma de Faria e Canindé de França - ASSECOM RN

O vice-governador e secretário de Recursos Hídricos, Iberê Ferreira de Souza, os secretários de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária, Canindé de França, de Agricultura, Francisco das Chagas, e o diretor-presidente da Emater, Luiz Cláudio, acompanharam a governadora.

Para a governadora, as reivindicações dos trabalhadores rurais do Rio Grande do Norte que compõem esta segunda edição do Grito da Terra mostram a sintonia entre as políticas públicas adotadas pelo Governo com as necessidades do campo. O presidente da Fetarn, Manoel Cândido, elogiou o trabalho desenvolvido em parceria entre os governos estadual e federal até o momento e pediu avanços. "Esperamos mais uma vez respostas positivas da senhora e por isto estamos aqui reunidos após um dia de negociação com ministros e secretários de governo", pleiteou o sindicalista.

A governadora afirmou participar das manifestações do movimento rural desde 2003 e citou as obras concluídas e em andamento do governo. "Entregamos mais de três mil títulos de propriedade no campo e temos mais sete mil para entregar até outubro. Algumas estão pendentes há 40 anos. Em parceria com o governo Lula também temos construído as estradas reivindicadas, inclusive as vicinais, de responsabilidade municipal porque entendemos a falta de recursos das prefeituras. Com o programa Convivência com o Semi-árido estão sendo licitados a construção de 1.500 poços tubulares – mil a mais do que foi pedido. Em dois meses começaremos as obras".

"Quero uma comissão formada por representantes de vocês para acompanharem as promessas contidas nesse documento. Temos responsabilidade e só prometemos o que podemos realizar", concluiu a governadora. O documento entregue em mãos ao presidente da Fetarn, Manoel Cândido foi elaborado em conjunto, entre representantes do governo e do movimento rural.

“A realização desta segunda edição do Grito da Terra Nordeste é um momento importante para os trabalhadores e trabalhadoras rurais, que vem a reconhecer o papel dos movimentos sociais e sindicais, e decisivo para o progresso da Agricultura na região, principalmente a Agricultura Familiar que vem crescendo nos últimos anos”, enfatizou o secretário de Estado da SEARA, Canindé de França.

Durante o encontro, os agricultores receberam uma carta escrita pelo secretário Canindé de França reafirmando o compromisso do Governo com a construção de um Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável para o Brasil e de apoio à luta dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Campo e pelo fortalecimento da Propriedade Familiar.

Participaram da movimentação o vice-governador e secretário de Recursos Hídricos, Iberê Ferreira de Souza, o secretário nacional de Reordenamento Agrário, Adhemar de Almeida, o secretário adjunto da SRA, Raimundo Costa, os secretários de Estado de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária, Canindé de França, de Agricultura, Francisco das Chagas, as deputadas federais Fátima Bezerra e Sandra Rosado, e os deputados estaduais Fernando Mineiro e Larissa Rosado. A realização do Grito da Terra Nordeste foi promovida pela Contag.


por Jana Sá – Fonte: Assessoria de Comunicação do Estado