Programa Socialista para o Brasil – Fortalecimento da Nação

1- O PCdoB está convicto de que, neste início do século XXI, o Brasil pode se tornar uma das nações mais fortes e influentes do mundo. Um país soberano, democrático, socialmente justo e integrado com seus vizinhos sul e latino-americanos.

Congresso PCdoB

Ao longo de mais de cinco séculos, apesar das adversidades, o povo brasileiro construiu uma grande Nação. Todavia, o processo conflituoso de sua construção trouxe para sua realidade presente um conjunto de problemas que a atual geração de brasileiros está chamada a solucionar.

2- A grande crise do capitalismo da época atual – a par dos riscos e danos – descortina um período histórico oportuno para o Brasil se encaminhar rumo a um novo avanço civilizacional que solucione estruturalmente as suas contradições. Este novo passo é o socialismo renovado, com feição brasileira. O socialismo é o sistema que pode realizar as potencialidades da Nação, defendê-la com firmeza da ganância estrangeira, e garantir ao povo, seu grande construtor, o direito a uma vida digna e feliz. Por isto, o socialismo é o rumo!

E um Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento é o caminho. As deformações e dilemas acumulados ao longo da história brasileira, se não forem superados urgentemente, poderão conduzir o país a uma rota de derrotas e retrocessos. É imperativo, portanto, a luta, agora e já, pela realização de um novo projeto nacional como meio e caminho para fazer o país progredir e avançar.

I — Capitalismo, um sistema esgotado historicamente

3- O capitalismo, na passagem do século XIX para o XX, atingiu sua etapa imperialista. Desde então perdeu o papel progressista e civilizatório que havia tido na superação da milenar sociedade feudal. A humanidade sob seu domínio tem padecido enormemente. Em vez da paz, a guerra; em vez da liberdade, as ameaças constantes à democracia. Além disso, o capitalismo condena milhões ao desemprego, aumenta a exploração sobre os trabalhadores. Em busca do lucro máximo, destrói a natureza.

Na contemporaneidade, ele exacerbou tais conteúdos e características. O capital parasitário agigantou-se. A riqueza produzida pelos trabalhadores e os povos é sugada pela especulação desenfreada. A soberania dos países e a autodeterminação dos povos são desrespeitadas e nega-se à maioria das nações o direito ao desenvolvimento. Agravaram-se, também, os conflitos entre as potências imperialistas. Capitalismo se tornou sinônimo de crise, de superexploração, de violência e de ameaças. Este quadro realça os limites históricos deste sistema e impõe a busca de alternativas.

>>> Continue lendo na página oficial do 12º Congresso