Sem categoria

Brasil é líder na área de energia limpa

Os cuidados ambientais que cercam a construção de hidrelétricas fazem com que o Brasil seja reconhecido mundialmente como grande produtor de energia limpa.

A afirmação foi feita pelo ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, que participou nesta quinta-feira de uma audiência pública na Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI), no Senado Federal.

O ministro explicou aos senadores as mudanças que vem sendo adotadas em seu ministério, para promover maior rapidez e agilidade na liberação de licenças ambientais para obras de infraestrutrura.

Carlos Minc comentou ainda o processo de licitação que definirá as empresas responsáveis pela construção da Usina Nuclear Angra 3, no Rio de Janeiro.

Minc ressaltou que as exigências ambientais postas pelo ministério não interrompem o andamento da licitação e que a principal exigência, que é a definição do local onde se depositará o lixo atômico, já está praticamente acertada.

Outra decisão tomada a partir de negociações entre os ministérios do Meio Ambiente e dos Transportes diz respeito a manter a navegabilidade dos rios onde são construídas usinas hidrelétricas. O ministro afirmou que, a partir de agora, construções de eclusas que permitem a navegação serão realizadas concomitantemente com as obras das usinas.

Participaram do debate os senadores Francisco Dornelles (PP-RJ), Flexa Ribeiro (PSDB-PA), Efraim Morais (DEM-PB), Rosalba Ciarlini (DEM-RN) e Gilberto Gollner (DEM-MT). Eles reclamam de atrasos em obras em seus estados, causados por entraves burocráticos, entre os quais as licenças ambientais.

Fonte: Correio do Brasil