Sem categoria

Venezuela quer ter a maior reserva de petróleo do mundo

A Venezuela espera se tornar até o fim do ano a campeã mundial em reservas petrolíferas comprovadas de petróleo, contabilizando 314 bilhões de barris de petróleo na bacia do Rio Orinoco. A Arábia Saudita, atual primeira colocada no ranking mundial, possui reservas de 264 bilhões de barris.

A pretensão é reforçada pelo anúncio foi feito nesta quinta-feira (13) pela estatal petroleira venezuelana, a PDVSA, de que a conclusão da quantificação do Bloco Junin 7 localizou 30,4 bilhões de barris. O Junin 7 é um de 27 blocos dos quatro campos petrolíferos da bacia do Rio Orinoco – o segundo mais caudaloso das Américas, depois do Amazonas.

A bacia do Orinoco já é considerada a maior reserva de petróleo do planeta, conforme as prospecções quantificadas através do projeto Orinoco Magna Reserva. Com elas, o total das reservas venezuelanas deve se elevar para 314 bilhões de barris até o fim do ano.

A estatal petroleira informou que em 1998 (ano em que Hugo Chávez elegeu-se presidente) as reservas comprovadas do país somavam 76 bilhões de barris e em 2005 haviam chegado a 80 bilhões. Com a implementação do Projeto Orinoco Magna Reserva, outros 20 bilhões foram prospectados em 2006 e 2007, um crescimento de 25% relativamente a 2005. Atualmente o total comprovado já se eleva a 173 bilhões de barris, mais que o dobro de 2007.

Os campos petrolíferos do Orinoco estão distribuidos por Boyacá (seis blocos), Junín (10 blocos), Ayacucho (sete blocos) e Carabobo (quatro blocos). Além da PDVSA, participam da exploração empresas petroleiras de Portugal, África do Sul, Paraguai, Cuba, Chile, Argentina, Irã, Malásia, Vietnã, China, Espanha, Noruega, Belarus, Rússia, Itália. A brasileira Petrobras opera no campo de Carabobo.

Da redação, com agências