Sem categoria

A luta continua pela recuperação da sede da Upes em Curitiba

Há quase uma semana estudantes secundaristas de Curitiba, Paraná, lutam para recuperar a sede que lhes foi arrancada à força no último final de semana. Na noite desta quarta feira, 12, um ato reuniu estudantes, moradores do bairro e autoridades. À luz de velas, os presentes se manifestaram contra a perda do espaço. A participação de integrantes da Assembléia Legislativa, de alguns deputados em apoio à causa demostra que a manifestação começa a dar resultados. Os parlamentares prometeram levar ao governador Roberto Requião a questão em busca de uma solução definitiva.

Trata-se de uma sede histórica, que foi demolida arbitrariamente na calada da madrugada. Os estudantes chegaram na manhã de sexta-feira, 7, e encontraram apenas entulhos e funcionários contratados desmontando a casa da sede. Houve confronto entre os estudantes e os operários que, em maior número, se utilizaram de destroços, ferros e pedaços de pau. Dois homens foram presos e são acusados de agressão. "Vivemos esse problema judicial há muitos anos. É um absurdo a forma como o 'dito' proprietário quis tomar posse do terreno. Há meios legais para isso, evitando a violência desnecessária", comenta Rafael Clabonde, presidente da Upes. Os estudantes estão acampados no terreno da sede para protestar e buscar apoio da comunidade e de autoridades.

"A demolição do prédio significa acabar com a memória do movimento estudantil no estado do Paraná", critica Aline Lopes, diretora de comunicação da Ubes.

Acompanhe as atualizações das notícias sobre esse caso também pelo blog da Upes: http://acampamentodaupes.blogspot.com.

Fonte: Estudantenet (www.une.org.br)