Mesa Redonda dia 20 na AL – "Para onde caminha o Brasil?" 

Nesta próxima quinta-feira (dia 20), às 19h, no Auditório da Assembléia Legislativa, Mesa Redonda preparatória para o 12º Congresso com o tema "Desenvolvimento Nacional: para onde caminha o Brasil?"

BIOGRAFIA DOS DEBATEDORES:
 
1. Geraldo de Margela Fernandes

O professor Geraldo de Margela Fernandes tem estudado o desenvolvimento industrial regional do Rio Grande do Norte e sua relação com o poder político do Estado desde que se graduou em Ciências Sociais, pela UFRN, no ano de 1975. Uma das suas primeiras pesquisas sobre o tema foi sua dissertação de mestrado, também em Ciências Sociais, pela Universidade Federal do Ceará, em 1977, que teve como objeto de estudo a modernização da indústria salineira do RN.

No ano seguinte, após retornar para a UFRN, Geraldo se tornou docente do Departamento de Ciências Sociais, onde ocupou o cargo de chefe por cinco vezes ao longo da sua trajetória acadêmica. O professor foi, ainda, diretor do CCHLA durante quatro anos no início da década de 1990. Paralelo ao exercício das funções, ele publicou artigos sobre o relacionamento das oligarquias potiguares com o poder do Estado e como desenvolvimento industrial.

2. João Rodrigues Neto

Doutor em Economia Aplicada pelo Instituto de Economia, da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (2007), Mestre em Economia Rural pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB – Campus Campina Grande (1994) e Graduação em Ciências Econômicas, pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte – UERN (1972).

Atualmente é professor Associado I, do Departamento de Economia, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN e Membro da Base de Pesquisa Estratégias para o Desenvolvimento do Nordeste, Área de Pesquisa: Economia do Petróleo, Gás Natural e dos Biocombustíveis. Consultor da Revista Econômica do Nordeste – REN e Membro do Conselho Consultivo da Revista GEPEC on-line (Qualis Capes A Nacional), editada pelo Grupo de Pesquisa em Agronegócio e Desenvolvimento Regional, da UNIOESTE -Campus Toledo – PR.
 
CONVITE
Partido Comunista do Brasil – PCdoB
Comitê Municipal de Natal-RN

Camaradas,

A Direção do Comitê Municipal de Natal convida todos os filiados e militantes do PCdoB – Natal/RN para participar da programação do dia 20 de agosto (quinta-feira), às 19 horas, no auditório da Assembléia Legislativa do RN, situado à Praça Sete de setembro, S/N, Cidade Alta, com o tema “Desenvolvimento Nacional: Para onde caminha o Brasil?”

O evento integra a programação política geral do 12º Congresso do PCdoB, complementa o conjunto de atividades, que vem sendo realizadas nas Organizações de Base e se constitui em mais uma oportunidade de participação dos debates do 12º Congresso.

Ser militante do PCdoB é se comprometer com a vida partidária. Assim, todos os que ingressam para as fileiras do partido tem direitos e deveres. São direitos dos militantes, entre outros, assegurados pelo Estatuto, descritos em seu sexto artigo, as seguintes prerrogativas: “participar, expressando livremente as suas opiniões, da elaboração da linha política do Partido e das discussões acerca das questões políticas, teóricas e práticas nas instâncias partidárias de que fizer parte; manter suas opiniões, se divergentes, sem deixar de aplicar, defender e difundir as decisões do Partido; eleger e ser eleito(a) em qualquer instância partidária de que participe; ser ouvido(a) quanto à melhor forma de contribuir para a atividade do Partido.”

Você que é um Militante Comunista tem, sem sombra de dúvidas, um papel fundamental nos embates pelas transformações sociais que visam a construção de um Brasil Socialista.

Nesse sentido, o partido faz grande movimento para assegurar a integração dos filiados a partir da implantação da Carteira Nacional de Militante, que será entregue no Jantar de Adesão, dia 05 de setembro, no Espaço América, às 19 horas. As senhas já estão sendo distribuídas, adquira a sua. A Carteira é um instrumento importante na estruturação partidária. Com ela, o militante comprova a sua condição de filiado e contribuinte. Se você ainda não solicitou a sua carteira, procure Glória Nogueira na Secretaria Municipal de Finanças. Seja Militante de Carteirinha.

Pedimos a atenção de todos no sentido de confirmar a presença até o dia 18 de agosto (terça-feira), com a secretaria do PCdoB (Nilson ou Sandra), pelo telefone: (84) 3211 8412.

Solicitamos também que confirmem os e-mails pessoais para que estes sejam inseridos na Rede de e-mails do PCdoB-RN, cuja finalidade é divulgar notícias relacionadas ao Partido no RN e no Brasil.

Na luta constante em busca do Socialismo tem destaque as ações militantes de Estudar nossa realidade, militar no movimento social, divulgar o socialismo e contribuir com o PCdoB.

Viva o socialismo e o PCdoB!

Fátima Maria Oliveira Viana
Presidente do Comitê Municipal de Natal

PROGRAMAÇÃO

. Dia 20/08/09 – Mesa Redonda

Tema: “Desenvolvimento Nacional: Para onde caminha o Brasil?”

Debatedores: Professor João Rodrigues Neto – Departamento de Economia, Dr. em Economia pela UNICAMP; Professor Geraldo de Margela Fernandes – Dr. em Ciências Sociais pela UFRN

Local: Assembléia Legislativa do RN – Praça Sete de setembro, S/N, Cidade Alta

Horário: 19 horas

. Dia 05/09/09 – Jantar de Adesão

Local: Restaurante Grand Cheff – Espaço América Futebol Clube – Rua Rodrigues Alves, 930 – Tirol

Horário: 19 horas

Na oportunidade haverá a entrega das Carteiras Nacionais de Militante

. Dia 20/09/09 – Conferência Municipal de Natal

Local: Assembléia Legislativa do RN – Praça Sete de setembro, S/N, Cidade Alta

Horário: 9 horas