Sem categoria

Casa Branca pretende apresentar plano de paz para Oriente Médio

A pretendida paz no Oriente Médio foi o tema central do encontro de terça-feira (18) entre os presidentes dos Estados Unidos, Barack Obama, e do Egito, Hosni Mubarak.

Em visita a Washington, Mubarak foi recebido na Casa Branca por Obama, onde deram declarações à mídia sobre a necessidade de alcançar um entendimento entre israelenses e palestinos.

"E hora de avançar rumo a uma solução definitiva em temas que bloqueiam o acordo de paz", assinalou o presidente egípcio no Gabinete Oval.

Durante o encontro, o líder africano fez uma advertência em relação à deterioração da situação no Oriente Médio, com o perigo de uma nova escalada de violência.

Por sua vez, Obama elogiou os aliados de Telavive "por mostrar gestos", o que considerou a boa direção sobre o tema dos assentamentos ilegais nos territórios palestinos ocupados.

As advertências anteriores do administrador estadunidense, para que Israel pusesse um fim à colonização de terras árabes custaram a si muitas críticas nos Estados Unidos, sobretudo a partir dos conservadores.

Obama reafirmou que, depois do obtido em Telavive, espera observar também uma "boa disposição" por parte dos palestinos e dos países vizinhos.

Segundo o porta-voz de Mubarak, Soliman Awaad, durante as conversações a Casa Branca se comprometeu a apresentar um novo plano de paz em setembro.

Ambos os presidentes conversaram também sobre temas bilaterais e também compartilharam pontos de vista sobre o Irã, Sudão, Paquistão e Afeganistão.