CIA usou Blackwater para matar, diz New York Times
A Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos (CIA, em inglês) contratou em 2004 a empresa de segurança privada Blackwater como parte de seu programa para capturar e assassinar líderes da suposta rede terrorista al-Qaida no Afeganistão, informou nesta quinta-feira (20) o jornal americano The New York Times.
Publicado 20/08/2009 19:29
Oficiais na ativa e na reserva do serviço indicaram ao diário que funcionários da empresa ajudaram a CIA nos serviços de vigilância, assim como no planejamento das operações e no treinamento das equipes que executariam o serviço.
A CIA gastou milhões de dólares no programa, que foi encerrado pelo atual diretor da agência, León Panneta, sem que conseguisse colocar em prática seus objetivos, observa o jornal americano.
As fontes não disseram se foi planejado o uso da Blackwater para intervir diretamente na captura e assassinato dos chefes da al-Qaida, ou se somente queriam reforçar com ela a vigilância e os treinamentos.
A Blackwater, que mudou seu nome para Xe Services — entre outras razões para fugir da fama adquirida por suas táticas abusivas no Iraque —, recebeu milhões de dólares por contratos governamentais durante a administração de George W. Bush.
Fonte: Prensa Latina