Críticos buscam crise política, diz Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nessa terça-feira (25) que os críticos buscam uma crise política porque a crise financeira mundial não provocou um "colapso" no Brasil como ocorreu em outros países.

Lula com estudantes em aividade no Rio Grande do Norte

"Esses críticos, sem discurso para o país, são os mesmos, também, que antes da crise externa menosprezavam os investimentos de centenas de bilhões de reais do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). E agora intentam, artificialmente, substituir o colapso econômico que não aconteceu, por uma crise política que só a eles interessa e a ninguém mais", disse.

De acordo com Lula, "a síntese da diferença entre nós e esses críticos é que mais de 500 mil brasileiros deixaram a linha da pobreza desde outubro de 2008, quando fervilhava o colapso do subprime (sistema de financiamento imobiliário por meio de hipoteca), nos Estados Unidos".

As declarações do presidente da República foram dadas durante o encontro com lideranças da região do ABC paulista, em São Bernardo do Campo (SP).

O governo tem sofrido pressões da oposição por causa do episódio em que a ex-secretária da Receita Federal, Lina Vieira, disse ter se encontrado com a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. No encontro, segundo Lina, a ministra teria pedido que agilizasse as investigações envolvendo a família do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP).

AGÊNCIA BRASIL