Governo do RN recebe premiação pela execução do Arca das Letras

Nesta quinta-feira, 27, a Governadora Wilma de Faria receberá premiação das mãos do Ministro da Cultura, Juca Ferreira, pela execução do Programa de Bibliotecas Rurais Arca das Letras. A solenidade acontece durante a realização da Caravana da Cidadania Cultural, em Currais Novos.

arca das letras 2

A iniciativa recebeu a segunda colocação no Concurso Pontos de Leitura 2008 – Edição Machado de Assis, realizado pelo Ministério da Cultura, com o objetivo de premiar ações que democratizam o acesso ao livro e envolvam a comunidade na gestão do projeto. O Concurso reuniu mais de 700 inscrições vindas de todo País.

A Secretaria de Estado de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária – SEARA, está sendo destacada pelo sucesso na execução do programa "Arca das Letras", desenvolvido através do projeto Leituras e Linguagens: para quem é da terra fortalecer suas raízes. “Leituras e Linguagens simboliza o compromisso social do Governo do Estado com a promoção dos direitos humanos e da cidadania, buscando respeitar as singularidades culturais da população do campo”, afirma o secretário Canindé de França.

Durante a realização da Caravana da Cidadania, a SEARA estará com estande e desenvolverá diversas ações. Será um dia inteiro de atrações, palestras, oficinas e contação de estórias.

O Projeto Caravana da Cidadania objetiva a realização de ações desenvolvidas pelo Governo Federal por meio do Ministério da Cultura e da própria sociedade civil organizada. A iniciativa tem o propósito de promover uma grande mobilização na sociedade, envolvendo o Governo Federal, estaduais e municipais, além de grupos culturais, Pontos de Cultura e instituições de ensino e pesquisa.

A Caravana é uma ação do Ministério da Cultura e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, em parceria com Instituições Federais de outros Estados.

ARCA DAS LETRAS

O Rio Grande do Norte é o estado com o maior número de Arcas no Brasil. Desde a implantação do programa no Estado, em março de 2004, já foram distribuídas 659 bibliotecas em 111 municípios, beneficiando mais de 51 mil famílias. A meta é atingir o número de 1.000 bibliotecas até o final do ano de 2009.

O programa ARCA DAS LETRAS foi criado em 2003 pela Secretaria de Reordenamento Agrário do Ministério do Desenvolvimento Agrário para incentivar a leitura e facilitar o acesso aos livros em assentamentos, comunidades de agricultura familiar e de remanescentes de quilombos.

A ARCA DAS LETRAS tem uma metodologia que garante a participação das comunidades na formação e na implantação das bibliotecas. Os moradores indicam o local de sua instalação, os assuntos de seu interesse e seus Agentes de Leitura, voluntários, capacitados pela equipe pedagógica da SEARA, que são responsáveis pelo empréstimo dos livros e pelo incentivo à leitura na comunidade. “O processo formativo dos agentes de leituras e seu compromisso social é reconhecido pelo governo, pelos parceiros e pelos próprios usuários das bibliotecas, como fundamental para a dinamização da prática da leitura como ato prazeroso, que possibilita naturalmente o desenvolvimento da competência de leitura das crianças, dos jovens e dos adultos e dos processos de escolaridade”, explica Canindé.

De acordo com o perfil cultural de cada comunidade, os livros, frutos de doação, são selecionados. Em seguida, são formados os acervos, que compreendem literatura infantil, literatura para jovens e adultos, livros didáticos, de pesquisa e técnicos (sobre cidadania, saúde, agricultura), incluindo assuntos de interesse das populações rurais em suas realidades específicas. A biblioteca é organizada em um móvel de madeira, Arca, fabricado por apenados na marcenaria da Penitenciária Agrícola Mário Negócio, em Mossoró.