Tocantins: Preservação do patrimônio histórico em Natividade

A Fundação Cultural e o IPHAN entregam nesta sexta obras de recuperação de prédios em Natividade.

A Fundação Cultural do Estado (FCT) entrega, nesta sexta-feira (28), em Natividade, a Praça São Benedito e a Casa José Lourenço da Costa. As obras foram restauradas com recursos do Programa Monumenta e serão entregues pelo presidente da Fundação, Júlio César Machado, e pela superintendente da 14ª Regional do Iphan – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Salma Saddi.

Segundo o presidente da FCT o programa tem contemplado Natividade. “Por meio do programa Monumenta vários imóveis públicos e privados foram restaurados em Natividade”. Em 2009, já foram entregues a comunidade as praças Leopoldo de Bulhões e da Bandeira revitalizadas, além dos becos da Escola, João Araújo e do Cemitério, o Centro de Artesanato e Apoio ao Turista e o Museu Histórico de Natividade, restaurados.

Desde 2005 até agora, já foram aplicados em Natividade R$ 2.934.591,86 em ações de preservação desenvolvidas através da parceria entre Governo do Estado, por meio da Fundação Cultural, Ministério da Cultura, através do Programa Monumenta, Iphan, e Prefeitura de Natividade.

Reunião
Júlio César Machado participará ainda hoje, às 15h, na prefeitura de Natividade, da reunião do Fundo Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural (FUPPAC). Na pauta do encontro, a eleição da Diretoria e do Conselho Fiscal do Fundo, as ações de manutenção, conservação e sustentabilidade pela prefeitura dos projetos executados pelo Programa Monumenta e a continuidade dos trabalhos de preservação e educação patrimonial da cidade. (Com informações da FCT)

Fonte: Ecos do Tocantins