Sem categoria

Brasil e Uruguai criarão escola binacional na fronteira

Uma escola técnica em Santana do Livramento, no Rio Grande do Sul, na fronteira do Brasil com o Uruguai, receberá alunos dos dois países a partir de 2010. Um acordo firmado esta semana por representantes dos dois países estabelece que a escola técnica binacional será uma unidade avançada do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense.

De acordo com o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Eliezer Pacheco, a previsão é atender 500 alunos. “Na verdade há um esforço no sentido de estabelecermos escolas binacionais em todos os países de fronteira. Estamos dando uma contribuição para que o Mercosul se torne uma realidade, que a integração não seja apenas econômica, mas também na área da cultura e dos saberes”, disse.

Para o primeiro semestre serão oferecidos cursos técnicos de nível médio em informática. De acordo com Pacheco, a intenção é ampliar a oferta também para cursos da área de turismo. A partir do segundo semestre de 2010 serão instaladas outras três escolas binacionais nos municípios gaúchos de Quaraí, Jaguarão e Santa Vitória do Palmar. Nessas unidades, o ensino será na modalidade à distância.

Professores uruguaios também integrarão o corpo docente. “A integração latino-americana é um sonho de muitas gerações que nunca se concretizou. O Brasil historicamente sempre esteve de costas para a América Latina e se relacionou mais com a Europa e os Estados Unidos”, avalia Pacheco.

Fonte: Agência Brasil