Sem categoria

PT indica Palocci entre pré-candidatos ao governo de SP

Dois dias após o STF (Supremo Tribunal Federal ) arquivar a última denúncia contra ele, o ex-ministro e deputado federal Antônio Palocci entrou numa lista de possíveis candidatos do PT ao governo de São Paulo, elaborada pelo Diretório Estadual do PT. O Diretório reuniu-se neste sábado (29) para definir o calendário das prévias ao governo e segundo o presidente estadual do PT, Edinho Silva, Palocci foi colocado hoje como um dos principais pré-candidatos.

"O nome de Palocci é forte dentro do PT pela capacidade de unir o partido", disse Edinho Silva. Segundo ele, além de Palocci, estão cotados a ex-prefeita de São Paulo, Marta Suplicy, o ministro da Educação, Fernando Haddad, o prefeito de Osasco, Emídio de Souza, o deputado federal Arlindo Chinaglia e o senador Aloizio Mercadante. "Deveremos escolher o candidato do partido entre o final de 2009 e o início de 2010", disse.

As opiniões se dividem, dentro e fora do PT, sobre as potencialidades eleitorais de Palocci em 2010. A principal restrição conservadora ao seu nome – sua suposta participação na violação do sigilo bancário do caseiro Francenildo dos Santos Costa, em 2005 – perdeu força com a decisão do STF. No entanto, à esquerda, mantém-se a crítica dos que consideraram ortodoxa e antidesenvolvimentista a sua gestão como monistro da Fazenda.

No entanto, Edinho Silva teve o cuidado de destacar que o PT vem conversando com outros partidos visando uma aliança para a disputa do governo paulista. Ele disse que o PT já procurou por Ciro Gomes, do PSB, Paulo Pereira da Silva (Paulinho), presidente da Força Sindical e deputado federal pelo PDT, pelo prefeito de Campinas, Hélio Santos (PDT) e por lideranças do PCdoB.

O PT-SP aprovou uma resolução determinando, entre outros pontos, a ampliação da ofensiva contra o governo de José Serra (PSDB), "fazendo o confronto de projetos em áreas em que se demonstra má gestão". Além disso, será elaborada uma publicação com os principais dados do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no estado. A reunião do Diretório Estadual contou com a presença de seus 64 membros, incluindo o líder da bancada do PT na Assembleia, deputado Rui Falcão.

Com informações da Agência Estado