Sem categoria

Há 40 anos morria o líder vietnamita Ho Chi Mihn

Ho Chi Minh, um dos grandes revolucionários, estrategistas militares e estadistas do século 20, nasceu em 19 de maio de 1890 na província de Annam, tendo falecido em 2 de setembro de 1969 em Hanói, capital do Vietnã. O seu nome verdadeiro, Nguyen Sinh Cung, ficou pouco conhecido.

Ele era pródigo em pseudônimos, usados para despistar inimigos. Quando se alistou no navio que o levou à Europa, usou Nguyen Van Ba. Já na liderança do Partido Comunista da Indochina, criou o jornalista Tran Dan Tien, para se auto-entrevistar e divulgar as suas ideias. O apelido Ho Chi Minh possui duas acepções. Muitos defendem que este era o nome de um mendigo. Outra corrente afirma que Ho Chi Minh significa "aquele que traz a verdade" ou "aquele que ilumina", e por isso foi escolhida como alcunha oficial.

Em 1911, começa a trabalhar como cozinheiro num navio francês, visitando o mundo todo, inclusive o Brasil. Instala-se em Londres em 1915. Com 21 anos, parte para a França, onde vive como jardineiro e garçom. Envolve-se com os movimentos socialistas franceses e, em 1920, ajuda a fundar o Partido Comunista Francês. Em 1923 vai para Moscou estudar táticas de guerrilhe e entra para o Comintern, seção internacional do Partido Comunista bolchevique. Dois anos depois, é enviado para a China, de onde é expulso em 1927. Em Hong Kong passa a dirigir o movimento antiimperialista na Indochina, dominada pela França desde 1854. Em 1941 funda a Liga pela Independência (Vietminh), para lutar contra os franceses.

Durante a Segunda Guerra Mundial, utiliza a guerrilha no combate aos japoneses, invasores da Indochina. Ao fim do conflito, forma um Estado independente ao norte da região, o Vietnã. A França contra-ataca e a Guerra da Indochina só termina em 1954, com a vitória do Vietminh. O país é dividido em dois. Ho Chi Minh, presidente do Vietnã do Norte, treina e apoia as forças da Frente de Libertação Nacional do Vietnã do Sul (Vietcong), que visam reunificar o país, o que leva à Guerra do Vietnã. Em 30 de abril de 1975 um tanque norte-vietnamita entrou no palácio presidencial do regime sul-vietnamita em Saigon, (hoje Ho Chi Minh), apoiado pelos Estados Unidos, encerrando mais de dez anos de sangrento conflito.

Dois dos grandes momentos da vida de Ho Chi Minh foram sua vitória sobre os franceses na Batalha de Dien Bien Phu e a vitória sobre os Estados Unidos na Guerra do Vietnã.

O comandante das tropas francesas no Vietnã, general Navarre, havia construído uma fortaleza em Dien Bien Phu para conter a rota de fuga dos vietnamitas para o Laos e forçar uma batalha frontal. Em contrapartida o general Vo Nguyen Giap (ainda vivo com 99 anos), braço direito de Ho Chi Minh, em brilhante estratégia, cercou a fortaleza de Navarre com trincheiras. O combates tiveram ínicio em março de 1954 e mais de 70 mil soldados do Vietnã acabaram encurralando o inimigo. Os franceses foram atacados pela artilharia, enquanto seus helicópteros e aviões eram alvos de baterias anti-aéreas. A resistência durou 57 dias. Mais de sete mil soldados franceses morreram e 11 mil foram capturados. A França estava totalmente derrotada.

A Guerra do Vietnã que perdurou por quinze anos, marcada por façanhas heroicas e tragédias, que a literatura, o noticiário e a cinematografia ressaltaram, alcançou proporções catastróficas. Cerca de dois milhões de vietnamitas, soldados e civis, pereceram. Os Estados Unidos perderam 58.224 soldados e, ainda, levaram para casa mais de 150 mil feridos.

Fonte: Opera Mundi