Sem categoria

Ban Ki-moon: mundo segue para o abismo com aquecimento global

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, manifestou espanto nesta quinta-feira (3) em Genebra com a aceleração do aquecimento global e alertou que o mundo caminha para o abismo. "Temos o pé afundado no acelerador e caminhamos para o abismo", declarou Ban na conferência sobre o clima que está reunida em Genebra. Em discurso a outros líderes mundiais, Ban Ki-moon disse que o tempo para fazer um novo acordo sobre limites de emissão de gases responsáveis pelo efeito estufa está acabando.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, manifestou espanto nesta quinta-feira (3) em Genebra com a aceleração do aquecimento global e alertou que o mundo caminha para o abismo. "Temos o pé afundado no acelerador e caminhamos para o abismo", declarou Ban na conferência sobre o clima que está reunida em Genebra desde o início da semana.Em discurso a outros líderes mundiais, Ban Ki-moon disse que o tempo para fazer um novo acordo sobre limites de emissão de gases responsáveis pelo efeito estufa está acabando.

O secretário-geral da ONU, que acaba de voltar do Ártico, onde constatou os danos da mudança climática, advertiu que o que é feito agora terá consequências mais tarde, como afirmam os cientistas.Segundo ele, “o Ártico está esquentando mais rápido do que qualquer outro lugar na Terra” e o local pode descongelar totalmente até 2030.De acordo com ele, não só a região está esquentando mais rápido, mas também está acelerando a mudança climática mundial.

Em vez de refletir o calor, o Ártico o está absorvendo enquanto o gelo do mar diminui. O metano preso nas camadas de gelo e sob o mar está escapando, o que pode ser desastroso, considerando que o gás tem efeito 20 vezes mais poderoso no efeito estufa do que o dióxido que carbono.

"Os cientistas foram acusados durante muitos anos de ser alarmistas. Mas os verdadeiros alarmistas são os que dizem que não podemos bancar uma ação climática porque isto desaceleraria o crescimento econômico", declarou Ban. "Eles estão errados. A mudança climática pode desencadear um desastre em massa", alertou.

Fonte: Reuters