Sem categoria

PE: Caravana feminista pauta violência contra as mulheres

Desde esta quinta-feira (3/9), até sábado (5/9), o Fórum de Mulheres de Pernambuco promove mais uma Caravana Feminista, a terceira deste ano. Desta vez, 100 mulheres do município de Afogados de Ingazeira, sertão do Pajeú, no estado de Pernambuco, serão as protagonistas de amplas discussões sobre violência. O encontro acontece na Universidade da região.

"O objetivo do evento, além de discutir sobre a violência contra a mulher, é fortalecer o movimento local de mulheres e mostrar a relevância do Fórum", explica Sueli Valongueiro, coordenadora do Forum de Mulheres de Pernambuco e membro do Comitê Político de Articulação de Mulheres Brasileiras (AMB).

Durante três dias, mulheres de 17 municípios do Sertão do Pajeú participarão de plenárias, rodas de conversas e trabalhos em grupos para discutir assuntos como gênero, saúde reprodutiva, trabalho e organização do movimento. Segundo Sueli, a falta de informação é um dos principais problemas relatados por mulheres de várias regiões por onde a Caravana tem passado.

Caravana vai até autoridades

A programação teve na quinta, com uma roda conversa sobre violência contra a mulher. Já à tarde, foi realizado um debate com conversas temáticas sobre violência contra as mulheres e sexualidade, racismo e o mundo do trabalho. O dia de sexta-feira (4/9), guarda um momento importante: uma conversa com o prefeito, um representante da Câmara dos vereadores, um promotor de justiça, um delegado e representantes da Secretaria de Saúde e da Secretaria da Mulher de Iguaraci.

Ao final do evento, as mulheres dão seu testemunho e falam sobre a importância deste momento de conversas e discussões proporcionadas pela Caravana. "Quando as participantes dão seu depoimento, elas falam principalmente sobre a solidão e falta de informação. Elas saem fortalecidas e prontas para o enfrentamento à violência", comenta Sueli.

As mobilizações pelo fim da violência precisam se intensificar. Segundo dados do monitoramento feito pelo Forum de Mulheres de Pernambuco o número de assassinatos de mulheres no Estado cresceu. De janeiro a agosto foram registrados 193 assassinatos. De acordo com o Departamento de Polícia da Mulher (DPMUL), até julho deste ano foram 171 casos, já no mesmo período do ano passado foram registrados 161.

Para conter todo tipo de violência e conscientizar ainda mais mulheres, no sábado (5/9), as participantes da Caravana sairão para as ruas de Afogados de Ingazeira em mais uma "Vigília Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres". Com cartazes, faixas e pipas denunciarão os casos de assassinatos de mulheres no Estado.

Caravanas 2009

A primeira caravana de 2009 aconteceu em Palmares, na Mata Sul de Pernambuco. Na ocasião, as mulheres realizaram uma Vigília pelo Fim da Violência Contra as Mulheres em reivindicação a uma Casa Abrigo e a Delegacia da Mulher Regional. A segunda parada aconteceu em Ouricuri, no Sertão do Araripe, de 15 a 17 de abril e contou com a realização de uma Audiência Pública, que reuniu representações do poder público. Após a terceira parada, em Afogados de Ingazeira (PE), a Caravana seguirá em outubro para a Zona da Mata do estado.

Mais informações no blog http://forumdemulherespe.blogspot.com

Fonte: Adital