Fabio Tokarski busca conquistas na área cultural de Goiânia

Na última sexta-feira, 04 de setembro, o vereador por Goiânia, Fábio Tokarski e uma comissão, formada por representantes culturais da cidade, foram ao gabinete do Secretário Municipal de Cultura, Kléber Adorno, levar propostas e encaminhamentos.

O objetivo da visita é formar uma parceria entre a Secretaria de Cultura e os artistas de Goiânia para debater os eventos na área cultural, como a etapa municipal da Conferência Nacional de Cultura, audiência pública da cultura, além de discussões sobre a utilização cultural de espaços públicos, edital de pontos de cultura e lei de incentivo.

Fábio Tokarski iniciou o encontro apresentando ao secretário o plano de cultura do governo municipal, elaborado no período pré-eleição. Nesse plano constam 13 pontos importantes que visam ao desenvolvimento da cultura municipal. A intenção do vereador era apresentar ao secretário elementos da cultura que têm sido discutidos por agentes culturais e que necessitam ser atendidos e debatidos também com o poder público.

Nesse sentido, Tokarski apresentou ao secretário a intenção de se realizar uma audiência pública. Para o vereador, é de fundamental importância essa mobilização, uma pressão legítima que ajude no processo. Além disso, Fábio levantou a necessidade de se chamar o Ministério da Cultura para o debate. “Goiânia ao mesmo tempo é tão perto e tão distante dos recursos públicos”, disse o vereador. Ficou acordado na reunião que é necessária a presença de algum representante do Ministério.

O secretário de cultura Kléber Adorno se apresentou favorável à audiência pública, expressando a vontade da secretaria em realizar ações conjuntas. Na oportunidade, o secretário disse ter encaminhado hoje mesmo o resumo do edital da conferência municipal de cultura para publicação. Adorno, que tem participado de encontros nacionais de secretários de cultura, disse ser a situação de Goiânia privilegiada. “Goiânia, apesar de todos os problemas que enfrenta, está realizando agora a sétima conferência, o Rio de Janeiro esse ano realizará sua primeira”, apresentou o secretário.

A realização da conferência está os dias 5 a 14 de outubro. Pré-conferências antecederão o evento, para discutir os principais eixos e se realizarão em diferentes locais. Universidade Federal e Universidade Católica de Goiás, UniAnhanguera e Oficina 3 (Ponto de Cultura localizado no Jardim Guanabara).

EDITAL LEI DE INCENTIVO À CULTURA

Ao fim da discussão acerca da conferência, o secretário anunciou novidades para a cultura goianiense. Uma delas é que o edital da lei de incentivo foi adiado, pois será modificado. Agora, como acontece em Curitiba, por exemplo, os projetos concorrerão com valores fixos, o que retira margem do julgador de adequar orçamento. Outra mudança consiste na destinação de verbas por área. Até o último edital, essa verba era proporcional ao número de projetos, porém dessa maneira algumas áreas deixam de ser fomentadas por terem menos projetos, e podem necessitar de mais incentivo que outra área. Ao citar a questão do fomento, abriu-se uma discussão dos presentes acerca do incentivo. Kléber levantou a confusão entre incentivo e fomento, que a lei existe para fomentar e não sustentar. Tokarski e Virgílio discutiram sobre a necessidade do artista não se apoiar completamente no poder público para realizar seus projetos, mas buscarem outras parcerias.

EDITAL PONTOS DE CULTURA

Outra novidade é a publicação do edital de pontos de cultura municipais, que havia sido cancelado no início do ano por irregularidades. Para não haver dúvidas, reclamações e possibilitar um bom desenvolvimento das inscrições, a secretaria oferecerá oficinas para auxiliar aqueles que desejarem inscrever-se. O edital já está disponível no site da SECULT.

VEREADOR PROPÕE OUTRAS LUTAS CULTURAIS

O vereador Fábio Tokarski convidou o secretário Kléber Adorno para participar de algumas lutas pela cultura na cidade. A primeira delas é a discussão acerca do papel das rádios e tv’s públicas em nosso estado, na medida em que os grupos regionais têm dificuldade em divulgar seus produtos culturais. Outro ponto importante para o vereador consiste na democratização dos espaços públicos. Especificamente, cobrar pelo funcionamento do Centro Cultural Oscar Niemeyer; debater a construção da Vila Cultural, que se iniciou sem que o poder legislativo, a população, nem mesmo a SECULT fossem consultados.

Outra forma de democratizar os espaços seria através da revitalização da praça universitária, criando uma agenda cultural em que os auditórios das universidades sejam ocupados. Essa luta vem desde o primeiro mandato de vereador de Tokarski, que já articulou com reitores essa ocupação. O secretário não só topou a parceria por essas lutas, como sugeriu ainda a criação de uma agenda cultural nos parques de Goiânia. Para isso, é necessário haver equipamentos culturais, que segundo o secretário, já foram pedidos ao prefeito. “Se você tem equipamento cultural, você define o uso do parque”, disse Kléber. Para Tokarski, essa manhã definiu uma parceria de extrema importância para o desenvolvimento cultural goianiense.

Nádia Junqueira
Assessora de Comunicação – Vereador Fábio Tokarski