Sem categoria

Grupo do Facebook chama abertamente a um golpe na Venezuela

Um grupo do site de relacionamento Facebook conspira contra a democracia na Venezuela. Autointitulado "Venezuela Livre: Golpe de Estado em 2010", ele possui 1442 admiradores e marcou até data e hora para derrubar o presidente Hugo Chávez.

O grupo descreve sua missão como "Libertação nacional venezuelana! Um chamado a destituir Hugo Chávez e estabelecer um novo governo que respeite uma nova constituição democrática". Curiosamente, pedem respeito a uma "nova" Carta que chamam de democrática, embora a pretendam impor por um golpe de Estado e sem respeitar a, aí sim, Constitiuição democrática atual.

A descrição do grupo é clara: "5 de junho de 2010: Venezuela livre! Golpe de Estado!". Como se vê, nem sequer disfarçam, são diretos, embora esclareçam em uma nota que "este grupo não iniciou este movimento. É apenas uma arma de apoio a grupos que estão organizados atualmente no país para realizar a libertação da Venezuela no 05/Jun/2010".

Neste caso, não se pode acusá-los de golpistas, mas apenas de apoiar o golpe, o que é o mesmo, mas não é igual, ou é?

O chamado ao golpe contra o presidente eleito da Venezuela tem até mesmo hora para começar e terminar: se iniciará no domingo, 6 de junho de 2010 às 13h, e se encerrará no domingo, 20 de junho de 2010 às 16h. Chama a atenção o fato de que começaria dia 6, apesar de o nome do grupo chamar ao golpe no dia 5. Por sorte para a democracia, não parece que estejam muito organizados.

O apelo direto ao golpe na Venezuela não é coisa nova, já houve uma tentativa fracassada em 2002. Naquela vez, o chamamento foi feito diretamente através dos meios de comunicação de massa impressos, de rádio e televisão. Agora utilizam a Internet e as redes sociais como o Facebook.

Agora, imagine isso acontecendo em qualquer país europeu. Naturalmente, a liberdade de expressão não protege um apelo direto para derrubar pela força um governo democrático e este, portanto, estaria legitimado a empreender ações contra esta iniciativa. Ninguém duvidaria disto na França, Espanha, Alemanha, etc. Mas se o governo da Venezuela tomasse alguma medida, quais seriam os títulos das notícias que nos chegariam sobre este assunto? "Chávez censura Facebook" é o mínimo que poderíamos esperar.

Da Redação
Com informações de Cubadebate