Sem categoria

PCdoB emite nota ao PC de Cuba pela morte de Juan Almeida Bosque

Juan Almeida Bosque “vive no êxito que o empreendimento revolucionário iniciado há cinco décadas demonstra, a despeito das imensas adversidades. Vive nas vitórias populares e nacionais na América Latina”. Desta forma, o PCdoB se refere ao vice-presidente do Conselho de Estado de Cuba, Juan Almeida Bosque, falecido nesta sexta-feira (11). A nota, assinada por Renato Rabelo, presidente, e José Reinaldo Carvalho, secretário de Relações Internacionais, foi enviada ao PC de Cuba. Acompanhe.

Ao Comitê Central do Partido Comunista de Cuba

Estimados camaradas,

É com grande pesar que recebemos a notícia do falecimento do comandante Juan Almeida Bosque, vice-presidente do Conselho de Estado, membro do Birô Político do Partido Comunista de Cuba e herói da Revolução.

Por meio da presente, fazemos chegar nossas condolências e nossos votos de solidariedade aos seus familiares, ao Partido Comunista e ao povo cubano.

Combatente de Moncada, participante do desembarque do Granma, destacado comandante do Exército Rebelde, o nome do comandante Juan Almeida Bosque ficará para sempre marcado naquele feito heroico, que há cinquenta anos pôs no caminho da construção do socialismo o primeiro país em nossa América Latina.

Como diz o comandante Fidel Castro, em sua homenagem a Juan Almeida Bosque publicada hoje, o bravo guerrilheiro de Sierra Maestra vive hoje mais do que nunca. Vive no êxito que o empreendimento revolucionário iniciado há cinco décadas demonstra, a despeito das imensas adversidades. Vive nas vitórias populares e nacionais na América Latina, onde experiências mais avançadas ousam, a partir de suas particularidades nacionais, trilhar o caminho do socialismo inaugurado pelos cubanos há cinco décadas.

Glória eterna ao comandante Juan Almeida Bosque, heroi do povo cubano e dos povos da América Latina!

São Paulo, 14 de setembro de 2009