Governo da Bahia lança plano de políticas para as mulheres

O II Plano Estadual de Políticas para Mulheres será lançado nesta quarta-feira (16/9), às 9h, em audiência pública na Assembléia Legislativa da Bahia. O Plano, fruto de intenso diálogo entre o governo e a sociedade civil, tem como base os princípios da igualdade e respeito à diversidade e será referência para ações da Secretaria de Promoção da Igualdade (Sepromi).

Autonomia econômica e igualdade no mundo do trabalho, com inclusão social, é o primeiro dos 11 eixos que dividem o PEPM e orientam as ações nele previstas. Construído a partir de duas conferências estaduais de Políticas para as Mulheres, realizadas em 2004 e 2007, o plano prevê ainda, ações a partir de outras áreas estratégicas como a educação inclusiva, não sexista, não racista, não-homofóbica e não-lesbofóbica; saúde das mulheres, direitos sexuais e direitos reprodutivos; enfrentamento de todas as formas de violência contra as mulheres; e participação das mulheres nos espaços de poder e de decisão.

Para a superintendente de Políticas para as Mulheres da Sepromi, Valdecir Nascimento, o plano traduz o reconhecimento por parte do governo da importância das políticas de promoção da igualdade e de valorização das diversidades.O PEPM será lançado pela Sepromi, em parceria com o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher (CDDM) e a Comissão de Defesa do Direito da Mulher da Assembleia.

Com informações da Sepromi