Sem categoria

Chile: começa a campanha; pesquisas indicam segundo turno

A ausência de grandes atos eleitorais dos principais candidatos marcou, nesta terça-feira (15), o primeiro dia da campanha oficial para as eleições que acontecem no Chile no dia 13 de dezembro e cujo desenlace é incerto, segundo pesquisas. Na última pesquisa, divulgada na segunda, a empresa Imaginacción mostra um empate técnico em um eventual segundo turno entre o candidato da oposição, o direitista Sebastián Piñera (44,5%), e o da Concertación, o senador e ex-presidente Eduardo Frei (42,8%).

Segundo a sondagem, no primeiro turno, nenhum candidato somaria mais de metade dos votos, já que Piñera obteria 36,7% dos votos, enquanto Frei alcançaria 26,7% e o candidato independente Marco Enríquez-Ominami 21,9%.

O candidato Jorge Arrate, da coligação Juntos Podemos, que agrupa os partidos da esquerda extra-parlamentar, alcançaria 3,5%, e o senador ex-socialista Alejandro Navarro, candidato do Movimento Amplo Social (MAS), 0,6% . A pesquisa também aponta 1,1% para o senador ex-democrata cristão Adolfo Zaldívar, que nesta terça finalmente anunciou que não disputará esta eleição.

Uma pesquisa divulgada no último dia 3 pelo reconhecido Centro de Estudos Públicos (CEP), reflete também a possibilidade de um empate entre os dois principais candidatos para suceder Michelle Bachelet, no caso de um segundo turno, a ser realizada em 10 de janeiro de 2010. De acordo com o CEP, o candidato da Coligação para a Mudança receberia 42% dos votos, enquanto o ex-presidente manteria 39% da intenção de voto.

Eduardo Frei manifestou ontem a sua confiança em que, em um segundo turno, poderá captar os votos dos eleitores progressistas e simpatizantes do senador Adolfo Zaldivar.. "A definição será entre a nossa candidatura e a de Piñera, e tenho certeza que a grande maioria dos votos progressiva será adicionada a esta candidatura aqui", disse ele em um comício.

Piñera deveria reber o ex-presidente espanhol José María Aznar, e juntos eles viajariam para Buenos Aires para participar de uma reunião de líderes da América Latina, organizada pela Fundação para a Análise e Estudos Sociais (FAES).

O candidato da direita, convidado pela Fundação Liberdade da Argentina e a FAES da Espanha, irá partilhar um painel com Aznar, o chefe do Governo de Buenos Aires, Mauricio Macri, o jornalista peruano Álvaro Vargas Llosa, o ex-presidente da Bolívia Jorge Quiroga e o candidato presidencial uruguaio Luis Alberto Lacalle.

Fonte: Página 12