Encontro de Economia Baiana começa com crítica ao neoliberalismo

O 5º Encontro de Economia Baiana, organizado pela Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia), em parceria com o Curso de Mestrado em Economia da Universidade Federal do Estado da Bahia (Ufba) e Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais (SEI), da Secretaria do Planejamento (Seplan), começa, nesta quinta-feira (17), no Gran Hotel Stella Maris, em Salvador, com um tom de crítica ao neoliberalismo.

A primeira palestra, logo após o pronunciamento do secretário Walter Pinheiro, está a cargo do economista doutor pela Sorbonne (Paris 1), João Paulo de Almeida Magalhães (PUC/RJ), um crítico assumido do neoliberalismo, que vai desenvolver o tema Novo Modelo de Desenvolvimento para o Brasil.

Aproximadamente mil estudantes, gestores, professores e empresários se inscreveram para o encontro que tem como tema central Estado e Desenvolvimento: novo ciclo. A 11ª edição da revista acadêmica Desenbahia será lançada no encontro que está organizado em oito mesas que vão debater artigos acadêmicos sobre diversos temas sobre Economia Baiana, Economia Regional e Financiamento do Desenvolvimento.

Na mesa solene de abertura, estará o presidente da Fundação Perseu Abramo, Nilmário Miranda, que está apresentando o livro ABC da Crise, organizado pelo jornalista Sérgio Sister, com 16 artigos de economistas e analistas críticos do neoliberalismo, incluindo o ministro da Fazenda Guido Mantega, Paul Krugmann, Prêmio Nobel de Economia, Luiz Gonzaga Beluzo, Márcio Pochmann e Paul Singer.

O professor de economia Carlos Eduardo Carvalho (PUC-SP), que assina ensaio na obra ABC da Crise, fará a palestra de encerramento do encontro na sexta-feira, 18.

Desenbahia completa oito anos

No dia da abertura do 5º Encontro de Economia Baiana, a Desenbahia completa oito anos comemorando a marca significativa de 50 mil operações de Programa Estadual de Microcrédito (Credibahia), com a liberação de R$ 67 milhões para trabalhadores informais e micro empreendedores.

A Desenbahia comemora também a crescente modernização de seu sistema de solicitação de financiamento. Foi a primeira agência de fomento do país a inaugurar a solicitação de financiamento online, que já representa 15% das cartas consultas, a impressão de boletos e a simulação de operações na Internet.

Na solenidade de abertura do V Encontro de Economia Baiana, o presidente da Desenbahia, Luiz Alberto Petitinga, falará também como vice-presidente da Associação Brasileira de Instituições Financeiras (ABDE), entidade que congrega as agências de fomento e os bancos públicos de desenvolvimento, setor estatal cuja intervenção está tirando o Brasil da crise financeira mundial.

Fonte: Agecom