Sem categoria

Brasil aprova pela 1ª vez transgênico com tecnologias combinadas

A Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) aprovou a liberação comercial de três variedades de milho geneticamente modificado, autorizando pela primeira vez no Brasil produtos trangênicos com tecnologias combinadas, que poderiam garantir maiores produtividades aos agricultores.

Duas das aprovações do órgão de biossegurança do país contam com tecnologias combinadas (produtos simultaneamente resistentes a insetos e ao herbicida glifosato), desenvolvidas pela Monsanto e Syngenta. Uma terceira variedade aprovada, também da Syngenta, é resistente somente a insetos.

"O milho com tecnologia combinada da Monsanto (MON 810 x NK 603) une proteção contra algumas das principais pragas da cultura — controle da broca, da lagarta da espiga e lagarta do cartucho — com os benefícios do controle das plantas daninhas por herbicidas à base de glifosato aplicado em pós-emergência", afirmou a empresa em nota nesta quinta-feira.

Já o produto da Syngenta combina duas tecnologias que já tinham sido aprovadas isoladamente pela CTNBio: a GA 21, que garante resistência ao herbicida glifosato; e a Bt11, que confere tolerância às lagartas. "Dessa forma, os produtores brasileiros terão mais opções de alta tecnologia, o que possibilita maior produtividade e potencial competitivo", afirmou Gilson Moleiro, presidente da Syngenta Sementes Brasil, em comunicado.

Com essas novas liberações comerciais, o Brasil tem agora aprovadas nove variedades de milho geneticamente modificado, sendo quatro delas resistentes a insetos, três tolerantes a herbicida e outras duas variedades que apresentam as duas características, de acordo com a organização não-governamental CIB (Conselho de Informações Sobre Biotecnologia).

Safra

A autorização da CTNBio é o primeiro passo para que as empresas possam começar a multiplicar sementes para posterior venda aos agricultores. A partir da aprovação há um prazo regulamentar de 30 dias, no qual órgãos governamentais interessados ainda podem se manifestar sobre outras questões.

Outros países já utilizam milho com transgenia combinada, como Argentina, Austrália, Nova Zelândia, Canadá, Colômbia, União Europeia, Japão, Coreia do Sul, México, Filipinas, África do Sul, Taiwan e Estados Unidos.

A safra de verão 2009/10 já terá uma boa parcela de milho transgênico, ainda contando com apenas um evento transgênico isolado, após o plantio para multiplicação de sementes ter sido iniciado apenas na safra passada. Segundo a consultoria Céleres, aproximadamente 30% do plantio de verão de milho em 09/10 será transgênico.

Com agências