PCdoB realizará  sua II Conferência Municipal de Manaus

PCdoB-Manaus chega com mais estatura para sua Conferência
Maior, mais forte e mais combativo. É dessa forma que o PCdoB-Manaus se aproxima do encerramento das mobilizações para sua II Conferência Municipal, cujas últimas atividades preparatórias acontecem nesse fim de semana.

O evento, que ocorrerá no dia 26 vindouro, desencadeou a mobilização de mais de 4.000 pessoas, a criação de novas frentes de atuação dos comunistas, além do crescimento das já existentes.

De acordo com o presidente do Comitê Municipal de Manaus, Antonio Carlos “Brabo”, a construção dessa conferência é um marco importante para o partido na capital do Amazonas. “Crescemos significativamente em relação ao processo anterior. Além disso, esta conferência marca a consolidação do comitê municipal de Manaus, que existe desde fevereiro do ano passado e é a primeira vez que constrói um fórum desse porte”, destaca, lembrando que o “batismo” desse órgão dirigente foi a eleição de 2008..

Concentrados em aumentar as trincheiras de lutas do partido, os comunistas realizaram uma série de reuniões desde junho. O saldo foi a criação de inéditas frentes de atuação para o PCdoB. “Saímos desse processo com algumas novidades. O coletivo de trabalhadores rurais, de mulheres indígenas, de diversidade sexual e de advogados, por exemplo, é algo que ainda não contávamos em nossa organização”, diz Brabo.

Outro avanço obtido pelo partido da foice e do martelo foi o fortalecimento dos distritais existentes em zonas distintas da capital da cidade. Até então, havia uma série de direções provisórias formadas a partir de intervenções da direção municipal. Para este novo momento, cada um, dos distritais, está realizando sua própria conferências, que antecede o evento principal, nas quais avaliam sua atuação no último período, traçam metas para o próximo biênio e debatem seus corpos dirigentes.

Só neste fim de semana, 7 distrais irão organizar seus eventos específicos. Além das frentes de professores, industriários, trabalhadores rurais e LGBT, que também concluirão suas atividades nos dias 19 e 20.

A crise econômica como fato evidente da falência do capitalismo foi a principal pauta de mobilização do PCdoB. Mas Brabo chama atenção para outros objetivos do partido. “Também estamos de olho em 2010, onde iremos passar por outra eleição”.

Método precisa ser renovado

Os dados positivos não tiram os camaradas da autocrítica. E mesmo com o crescimento qualitativo do partido, uma vez que diversos líderes e ativistas sociais ingressaram na organização, o método de mobilização é apontado como um dos fatores que impediram o PCdoB em chegar aos 10.000 mobilizados em Manaus.

“Notamos que a forma tradicional de reunir as pessoas nas casas e locais de trabalho para fazer as discussões políticas que pretendemos não é o caminho ideal para alcançarmos o tamanho que queremos. Precisamos casar atividades massivas com as pautas que objetivamos debater”, observa Brabo.
Apesar disso, ninguém dúvida que a presença do PCdoB será ainda mais evidente nas lutas populares e nos embates políticos em geral de Manaus.

De Manaus,
Anderson Bahia

Ouça a rádio Fronteira Vermelha http://www.vermelho.org.br/am/radioam.htm