Sem categoria

Clima é prioridade geopolítica do século 21

Falando na abertura de uma cúpula sobre o tema, na sede das Nações Unidas em Nova Iorque, Ban Ki-moon afirmou que a presença de mais de 100 chefes de Estado e de Governo na reunião é um testemunho da gravidade do aquecimento global.

O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, disse que chegou o momento de agir para o bem da humanidade e assinar um acordo global sobre mudanças climáticas em Compenhaga.

Falando esta terça-feira na abertura de uma cimeira sobre o tema, na sede das Nações Unidas em Nova Iorque, Ban afirmou que a presença de mais de 100 chefes de Estado e de Governo na reunião é um testemunho da gravidade do aquecimento global.

Mundo Próspero

Ele realçou que os líderes mundiais têm o poder de criar um mundo mais seguro, mais próspero e mais sustentável para futuras gerações.

O Secretário-Geral disse que cientistas proeminentes avisaram que o mundo tem menos de 10 anos para evitar os cenários catastróficos projectados pela ONU. Ban afirmou que esses cenários são cada vez mais prováveis.

Ban Ki-moon destacou que o aquecimento global é a prioridade geopolítica e económica do século 21.

Ele disse que as negociações para a conclusão de um acordo prosseguem a um ritmo demasiado lento. Ban relembrou que só faltam 15 dias de negociações antes da cimeira de Compenhaga, em Dezembro.

Ban Ki-moon disse que a adaptação a mudanças climáticas é uma obrigação moral, um imperativo político e um investimento inteligente para um futuro mais seguro.

História

Ele realçou que o sucesso em Copenhague terá efeitos positivos para a cooperação global nas áreas de comércio, energia, segurança e saúde.

Ban disse que agora é o momento de actuar e que a história poderá não oferecer ao mundo uma melhor oportunidade.