Opinião: Em Itumbiara, o momento político é de incerteza

Abaixo opinião do estudante de comunicação social e diretor da UJS de Itumbiara, Artur Henrique, sobre as incertezas políticas no estado e principalmente em seu município.

Depois da TV Rio Paranaíba ter noticiado à decisão do Superior Tribunal de Justiça – STJ, sobre a cassação dos Direitos Políticos por oito anos do prefeito José Gomes da Rocha, não há outro assunto na cidade a não ser esse. Apesar de ter muita água pra correr debaixo dessa ponte, muitos já começaram a pensar Itumbiara sem Zé Gomes, acreditando que uma possível campanha de deputado servirá de trampolim para o Palácio Castelo Branco, subestimando a força e influência do prefeito.

A política tem os seus altos e baixos, ao mesmo tempo em que da noite pro dia tudo pode mudar, e em tempo de enchente quem conversa muito, pode acabar morrendo afogado. De acordo com as especulações políticas, alguns nomes voltam há cena, surgindo com mais ênfase no cenário político, descortinando autores de grandes repercussões polêmicas, como o sindicalista João Maria (PSOL) e o Empresário Dione da Famóveis (DEM). Apesar de ser uma discussão ainda precoce, nos bastidores muita articulação política vem sendo fomentada, pensando nesse futuro não tão longe como parece.

Voltando às eleições de 2010, mesmo com a incerteza das candidaturas para Governador do Estado, vem polarizando dois grupos, um do Senador Marconi Perillo e o outro do Prefeito de Goiânia Íris Rezende e no meio dessa discussão uma alternativa que é a candidatura do atual presidente do Banco Central, Henrique Meireles.

Na busca pela reeleição, o trabalho do Deputado Estadual Álvaro Guimarães é notório, mas o emocionante embate que vai causar um grande desgaste partidário vai ser no PMDB que tem os vereadores Gugu Nader, João Batista e Zé Antônio como pretensos candidatos.

É muito provável que Itumbiara tenha recorde de candidatos nessa disputa e o PCdoB, considerado um partido nanico, mesmo sendo o segundo mais bem votado, elegendo dois vereadores Valdeir (Enfermeiro) e Ednom (Fio), vem trabalhado muito, ganhando a estima e confiança dos Itumbiarenses. Pode parecer utópico, mas realmente desejo que se forme em Goiás um Bloco de Esquerda, que reúna movimentos sociais, personalidades políticas e partidos dessa ideologia, se constituindo uma arma de conquista de direitos para os trabalhadores e desenvolvimento para todos os goianos.

*Artur Henrique é presidente do DCE-ILES/ULBRA de Itumbiara – Goiás e diretor da UJS no estado.