Salvador (BA): Liège Rocha debate o papel das mulheres no PCdoB

A mulher e o novo plano nacional de desenvolvimento é o tema do debate que acontece na próxima quarta-feira (23/9), a partir das 9h, no Sindicato dos Comerciários de Salvador, em Nazaré. O evento é parte das atividades preparatórias para o 12º Congresso Nacional do PCdoB e contará com a participação da secretária nacional da Mulher do partido, Liége Rocha.

Organizado pelo Comitê Municipal, o evento dá seguimento á série de debates sobre as teses do 12º Congresso, que começou com a discussão do programa socialista para o Brasil, com Dilermando Toni, e contou ainda com a presença do secretário nacional de Organização, Walter Sorrentino, que falou sobre a política de quadros do partido.

O tema do terceiro encontro não poderia ser outro, pois é cada vez maior o número de mulheres militando no PCdoB. Há muito tempo que o partido vem discutindo a questão da discriminação de gênero, participando ativamente da luta para superação deste tipo de preconceito na sociedade. Para isso, o partido vem fomentando a presença feminina nos espaços de poder, respeitando a cota de pelo menos 30% de mulheres em chapas de disputas eleitorais e na sua direção interna. O tema não poderia deixar de ser discutido no Congresso.

Segundo o presidente do PCdoB em Salvador, Geraldo Galindo, o objetivo dos debates é fazer que os militantes compreendam melhor os documentos do 12º Congresso e tenham mais subsídios para aprofundar as discussões nas plenárias preparatórias e na Conferência Municipal, que acontece nos dias 2 e 3 de outubro. “Assim estaremos mais aptos a participar dos debates em nível estadual e apresentar contribuições ao documento final”, acrescentou Galindo.

De Salvador,
Eliane Costa