Dia do Coração: Secretaria de Saúde alerta sobre sedentarismo

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) programou uma série de atividades para marcar o Dia Mundial do Coração, 27 de setembro.

Desenho caminhada

As atividades terão início nesta quarta-feira, 23 de setembro, no Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão (CIDH), unidade da rede estadual de saúde, que fica na Rua Silva Paulet, 2406, Dionísio Torres. Lá, serão realizadas verificação de pressão arterial, medição da circunferência abdominal e do Índice de Massa Corporal (IMC) e ainda entrega de material educativo sobre os fatores de risco para a doença cardiovascular.

Na quinta-feira (24), acontece o “I Fórum sobre Hipertensão Arterial e Gravidez: o que fazer na atenção primária”. O fórum reunirá no auditório Paulo Marcelo Martins Rodrigues, bloco didático da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará, na Rua Prof. Costa Mendes, 1608, Porangabussu, gestores e profissionais do Programa Saúde da Família e dos municípios do Projeto Telessaúde para criar alternativa para efetiva atenção às gestantes portadoras de hipertensão arterial.

Na sexta-feira (25), a mobilização e a prestação de serviços, com início das 7h30min, serão feitas no Centro de Saúde Escola-Meireles, na Avenida Antonio Justa, 3113, outra unidade da rede estadual de saúde. Haverá verificação da pressão arterial, medição da circunferência abdominal e do Índice de Massa Corporal (IMC) e entrega de material educativo sobre os fatores de risco para a doença cardiovascular.

A programação de atividades tem continuidade na quarta-feira, 30 de setembro, com o seminário “Hipertensão Arterial na Atenção Básica”, destinado a profissionais de saúde do PSF de Fortaleza e dos municípios do Projeto Telessaúde, no Auditório Paulo Marcelo Martins Rodrigues da Faculdade de Medicina da UFC, às 13h30min. O seminário prossegue nos dias 7 e 14 de outubro, no Auditório Valdir Arcoverde, da Secretaria da Saúde do Estado, na Avenida Almirante Barroso, 600, Praia de Iracema.

O sedentarismo é o tema de alerta do Dia Mundial do Coração. Dados publicados pelo Ministério da Saúde em abril deste ano dão conta de que a quantidade de brasileiros que pratica esportes ou realiza atividades para movimentar o corpo passou de 14,9% da população para 16,4%, entre 2006 e 2008. O sedentarismo baixou de 29,2%, em 2006, para 26,3%, em 2008. A pesquisa foi realizada nas 26 capitais e no Distrito Federal, entre abril e dezembro de 2008, com 54 mil entrevistados.

Para não ser considerada sedentária, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é necessária a prática de 30 minutos diários, por pelo menos cinco dias na semana, de atividade leve ou moderada; ou 20 minutos diários de atividade vigorosa, em três ou mais dias da semana. Uma das mais recomendadas pelos médicos é a caminhada.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Sesa