Governo do Pará tem novo secretário de Esporte e Lazer

Jorge Panzera assumiu a Secretaria de Esportes e Lazer do Estado do Pará. O novo titular da Seel, que tem uma biografia ligada à militância nos movimentos sociais desde os 14 anos, deixou a subchefia da Casa Civil depois de quase dois anos à frente da pasta.

Panzera encara a escolha da governadora Ana Júlia Carepa como grande desafio de sua vida. "O esporte é o segmento capaz de construir conceitos para a juventude, através de políticas inclusivas socialmente, e as executaremos de forma séria e responsável", afirma o novo secretário.

Em uma mudança tranqüila, com a saída de Alberto Leão para a Seduc, a transição está acontecendo de forma republicana. "Nossa ida para a Seel foi um ajuste político, mas que terá reflexos positivos para a gestão.Temos um grande acúmulo nesta seara de políticas públicas, além de um excelente relacionamento com o Ministério do Esporte. Albertinho saiu para uma nova tarefa, e meu respeito por ele só aumentou por sua postura. Ele orientou publicamente sua antiga equipe a nos ajudar neste momento. A secretaria estava fazendo um bom trabalho e vamos dar continuidade",afirma.

Panzera tem ainda dois grandes trunfos: além de seu partido, o PCdoB, também ocupar o Ministério do Esporte do governo Lula, Jorge foi dirigente nacional do movimento estudantil na mesma época em que Orlando Silva Jr (atual ministro dos Esportes) ocupava a presidência da União Nacional dos Estudantes. O ministro, inclusive, já confirmou presença na posse, que deve acontecer até no dia 22 deste mês, de acordo com a agenda da governadora e do ministro.

Inclusão social – O novo secretário pretende construir um sólido sistema de esportes através de parceria como governo federal, prefeitura e federações, com foco na inclusão social, principalmente das crianças e jovens.

Para isso Panzera pretende buscar caminhos. "Vamos ter que fazer um esforço; a Secretaria vai usar a criatividade, fazer parceria com empresas, criar uma política pública definida e permanente" diz.

"O Pará é o único Estado do Norte que possui tradição de grandes presenças de torcidas nos estádios. Precisamos aproveitar melhor este grande patrimônio, que são as torcidas, para que o futebol profissional paraense tenha sustentabilidade e alcance cada vez mais espaço no cenário nacional", conclui o secretário.

Audiência com ministro – O secretário de Estado Esportes e Lazer Jorge Panzera se encontra na quinta-feira (24) com o ministro dos Esportes, Orlando Silva de Jesus Júnior, para levar a proposta de mais recursos para o Pará e discutir programas e projetos da Seel.

Nestas duas semanas à frente da pasta, a nova equipe liderada por Panzera já tem domínio dos projetos e programas que eram executados pela gestão anterior. Foram identificadas algumas necessidades e potencialidades. Um dos assuntos a serem discutidos na audiência com o ministro será, justamente, a parceria para a captação de recursos para o Estado. (Diário Online com informações Seel)

De Belém,
Michelle Muniz