Semar segue com programação de curso sobre Mudanças Climáticas

Desde a última terça-feira (22), acontece, no auditório da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – SEMAR, o segundo módulo do curso “Mudanças Climáticas e o Piauí”. O projeto faz parte do Programa de Mudanças Climáticas e Combate à Pobreza, fruto da cooperação entre a SEMAR e a Care Brasil.

De acordo com a programação, que prossegue até o dia 25/09, nos horários das 8h às 17h, o ministrante do curso de 32h/aula é o professor Alexandre Louis de Almeida D’Avignon, da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Segundo o secretário de Meio Ambiente do Estado, Dalton Macambira, a previsão é de que durante o curso sejam capacitadas 90 pessoas de diversas instituições, divididas em duas turmas. 

O objetivo da iniciativa é introduzir os participantes no instrumental teórico necessário para que eles se tornem agentes multiplicadores da reflexão sobre mudanças climáticas e da construção coletiva de agendas de sustentabilidades em pequena escala, isto é, no âmbito de sua organização, lugar de origem ou área de atuação. Será elaborada uma agenda de compromissos da Política Estadual de Mudanças Climáticas e Combate à Pobreza, e uma agenda de sustentabilidade, com metas, atores, responsáveis e indicadores de monitoramento.

Durante o curso os participantes terão a oportunidade de discutir sobre vários temas, dentre eles: Ciência da Mudança do Clima; Estratégias de Adaptação à Mudança do Clima; Mitigação das Mudanças Climáticas; A Convenção do Clima, o Protocolo de Quioto e os Mecanismos de Flexibilização; Os Acordos de Marraqueches e o Ciclo do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo; Aparatos Regulatório e Estrutura Institucional para Mudanças Climáticas no Brasil; Critérios de Enquadramento: Adicionalidade e Contribuição para o Desenvolvimento Sustentável e A Comunicação Nacional Inicial Brasileira.