Sem categoria

China, Coreia do Sul e Japão discutirão cooperação regional

A renião tripartite anual entre os ministros das Relações Exteriores da Coreia do Sul, China e Japão abordará temas ligados à República Popular Democrática da Coreia, a cooperação regional e discutirá a possibilidade de criar uma comunidade regional, segundo informaram nesta quinta-feira funcionarios do governo sul-coreano.

O ministro sul-coreano do Exterior, Yu Myung-hwan, viajará para Xangai para reunir-se com seu homólogo chinês Yang Jiechi, assim como com o recém nomeado ministro do Exterior japonês Katsuya Okada, para celebrar na terça-feira a terceira reunião ministerial anual tripartite na cidade de Xangai, assinalou o Ministério sul-coreano de Relações Exteriores e de Comércio.

Ainda, os três ministros discutirão durante o encontro os detalhes sobre a futura cúpula de seus líderes, a qual deverá se realizar na China no início do mês de outubro, segundo a agência de notícias Yonhap, que citou um funcionário do Ministério do Exterior.

A fonte agregou que "está previsto que durante a reunião anual dos três países se discuta uma gama ampla de temas regionais e globais, incluindo assim o tema da RPDC na agenda".

Do mesmo modo, os ministro discutirão os esforços da Coreia do Sul para se a sede da próxima cúpula financeira do G20, e em relação ao plano de estabelecer uma comunidade regional no estilo da União Europeia, chamada Comunidade do Oriente Asiático (EAC, na sigla em inglês), que incluiria Japão, China, Coreia do Sul e os membros da Associação de Nações do Sudeste da Ásia (ASEAN), completou o funcionário.

A fonte manifestou que se espera que os diálogos provoquem uma melhor compreensão entre os dirigentes antes da reunião de outubro.

A reunião ministerial tripartite começou em 2007. A primeira reunião foi realizada na cidade sul-coreana de Jeju e a segunda na capital japonesa de Tóquio, no ano de 2008.

Fonte: Xinhua