Sem categoria

Secretário do PCdoB vai a reunião sobre Oriente Médio na Síria

O secretário de Relações Internacionais do Partido Comunista do Brasil, José Reinaldo Carvalho, viajou hoje (24 de setembro) para Damasco, Síria, onde participará do Encontro Extraordinário de Partidos Comunistas e Operários sobre a Questão do Oriente Médio. 

A realização do Encontro foi decidida na primeira reunião do Grupo de Trabalho realizada em Atenas, após o 10º Encontro de São Paulo.

O dirigente partidário assinalou que o Encontro tem grande significado, pois “o Oriente Médio continua sendo uma região tensa e explosiva”. “O governo direitista de Israel pretende consolidar um Estado étnico e religioso, baseado no fundamentalismo judaico, o que implica a expulsão e o massacre da população palestina”.

Para o secretário do PCdoB uma das causas do permanente estado de tensão na região é "o indeclinável apoio do imperialismo norte-americano a Israel, em nome dos interesses globais desse imperialismo de controlar a região e suas riquezas petrolíferas".

José Reinaldo disse ainda que a trilateral realizada durante esta semana entre o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, o primeiro ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e o presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmud Abbas, foi “inócuo” pois não abordou frontalmente a questão central – o direito do povo palestino ao seu Estado nacional.

O dirigente do PCdoB informou ainda que o Encontro dos Partidos Comunistas e Operários aprovará uma declaração de apoio ao povo palestino, assim como de solidariedade ao povo e ao governo da Síria em sua justa e legítima luta para recuperar as Colinas de Golan, ocupadas através da violência por Israel.

Da redação