Sem categoria

Biblioteca de Celso Furtado é inaugurada nesta 6ª feira

Será inaugurada nesta sexta-feira, às 16h30, a Biblioteca Celso Furtado, que vai funcionar no Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento. São mais de 7,5 mil títulos do acervo pessoal do pensador de renome internacional.

Rosa Freire D"Aguiar, esposa do economista e diretora de Cultura do Centro, trouxe da casa do casal em Paris, quase uma tonelada de livros. Esses livros foram juntados aos que estavam no Rio, formando assim uma das bibliotecas mais importantes do país.

A Biblioteca é composta por livros adquiridos por Celso Furtado desde a Década de 40 até 2004, ano em que o economista, escritor, ex-ministro do Planejamento do Governo João Goulard, membro da Academia Brasileira de Letras e ex-ministro da Cultura
faleceu.

O acervo conta com muitas preciosidades, como os livros autografados por Fidel Castro , Raúl Prebisch , John A Kenneth Galbraith e por outros grandes nomes da história. Quem não mora no Rio de Janeiro também poderá consultar os livros que compõem a acervo. No dia 25 entra no ar também o site da Biblioteca para consultas: www.bibliotecacelsofurtado.org.br. Celso Furtado nasceu em Pombal, no sertão paraibano.

Em 1939 foi morar no Rio de Janeiro, onde 1940 ingressou na Faculdade nacional de Direito. Em 1945 foi para a Itália como aspirante a oficial da FEB. De volta ao Brasil, fez uma viagem ao sertão da Paraíba e tomou a decisão de não ser advogado, como o pai, mas economista. Em 1948, tounou-se doutor em economia pela Universidade de Paris.

De lá pra cá teve uma carreira consagrada. Celso Furtado foi o primeiro ministro do Planejamento do país e sua obra é composta de cerca de 40 títulos, muitos
traduzidos para cerca de 11 línguas.

A Biblioteca Celso Furtado funcionará de segunda a sexta-feira, das 14 às 18 horas no Centro Internacional Celso Furtado para Políticas para o Desenvolvimento. O endereço é Avenida Chile, 100 – subsolo sala 16 – Prédio do BNDES.

A informação é do Monitor Mercantil