João da Costa recebe Comissão Pró-Conferência
O prefeito do Recife, João da Costa, recebeu, em seu gabinete, representantes da Comissão Pró-Conferência de Comunicação de Pernambuco. A audiência, ocorrida na manhã desta quinta-feira (24), foi solicitada pelo mandato do vereador Luciano Siqueira, que também integra a Comissão. Em pauta, a realização da Etapa Metropolitana que antecede a Conferência Estadual de Comunicação.
Publicado 25/09/2009 17:16 | Editado 04/03/2020 16:58
A Comissão tem buscado sensibilizar os poderes públicos sobre a importância das etapas que antecedem a Conferência Estadual de Comunicação, prevista para os dias 6, 7 e 8 de novembro. A ideia defendida pelos movimentos sociais é de garantir a realização de etapas preparatórias por regiões: Metropolitana, matas Norte e Sul, Agreste e Sertão.
No encontro desta quinta-feira, representantes da Comissão levaram até o prefeito do Recife reivindicações para a construção da Etapa Metropolitana. João da Costa, que esteve na reunião acompanhado de Ruth Vieira e Dulce Melo, ambas da Secretaria de Comunicação do Recife, se mostrou bastante disposto a contribuir com este processo.
“Podemos realizar esta Etapa Metropolitana dentro do prazo estabelecido pelo calendário nacional, apesar do curto espaço de tempo, e, na próxima conferência, ampliar este debate com encontros por Regiões Político-Administrativas, utilizando o mesmo esquema usado no Orçamento Participativo”, disse o prefeito. Ele orientou a Secretaria de Comunicação a iniciar os preparativos em parceria com a Comissão Pró-Conferência.
Das cidades que compõem a Região Metropolitana, Olinda e Camaragibe já externaram o desejo de participar dessa construção. Em contrapartida ao apoio de João da Costa, a Comissão se comprometeu em mobilizar outros municípios para a Etapa Metropolitana, que teve como sugestão de data os dias 16 e 17 de outubro.
Estiveram presentes na reunião, além do vereador Luciano Siqueira, representantes do gabinete do deputado estadual Nelson Pereira; Fórum de Mulheres de Pernambuco; Centro de Cultura Luiz Freire; CUT; UEP; Intervozes; S.O.S Corpo; Fórum Pernambucano de Música; Sindicato dos Músicos e Secretaria de Comunicação de Olinda.
DEMOCRATIZAÇÃO – no dia 16 de abril, o presidente Lula assinou um decreto convocando a I Conferência Nacional de Comunicação (Confecom) para os dias 1, 2 e 3 de dezembro e deixou a cargo do ministro das Comunicações, Hélio Costa, o trabalho de tirar uma Comissão Organizadora para o evento.
A demora do ministro em montar este grupo de trabalho que por sua vez escreveria o regimento preocupou as comissões de comunicação em todo o Brasil. Tudo porque as etapas municipais e estaduais que antecedem a Confecom devem seguir os prazos determinados pelo regimento.
Agora, com o regimento em mãos, as comissões estaduais buscam o diálogo com os poderes públicos. Com o Governo de Pernambuco, a Comissão chegou ao acordo de que a proporcionalidade para a Comissão Organizadora da Conferência Estadual de Comunicação será composta obedecendo aos seguintes critérios: 30% de representantes da sociedade civil, outros 30% do setor empresarial, 20% indicados pelo Governo Estadual e mais 20% de trabalhadores do setor de comunicação, como profissionais dos sindicatos dos jornalistas, radialistas e publicitários.
Do Recife,
Daniel Vilarouca