Secretaria de Esporte de Fortaleza promove integração de gerações

O Projeto Esporte e Lazer na Comunidade (PELC), realizado pelo Ministério do Esporte em parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer de Fortaleza (SECEL), terá como tema no mês de outubro a educação intergeracional. O objetivo é permitir o diálogo cultural entre as gerações através das atividades esportivas e recreativas que o programa promove em áreas consideradas de risco social.

Na manhã da última sexta-feira (25/09), os coordenadores do PELC e os agentes sociais se reuniram na SECEL para discutir e planejar suas ações. Durante a reunião os agentes sociais puderam relatar suas histórias e compartilhar experiências sobre a implementação do PELC nas comunidades.

Segundo a Coordenadora de Núcleos, Isalice Gomes, "A ideia de adotar a intergeracionalidade como eixo central neste mês surgiu porque nos dias 27 de setembro e 1º de outubro se comemoram, respectivamente, o Dia do Idoso e o Dia Internacional do Idoso e pouco depois temos o 12 de outubro, Dia da Criança. Então resolvemos aproveitar a oportunidade para estimular o encontro dessas gerações através das atividades do PELC".

O titular da SECEL, professor Evaldo Lima, também marcou presença no encontro. Para ele, "O PELC é uma dos projetos mais importantes da SECEL, pois traz uma nova dimensão para o esporte e o lazer, vistos aqui para além da mera competição, como instrumentos da emancipação humana, onde entra a mulher, entra a criança, o idoso e a pessoa com necessidades especiais. Queremos também incentivar a comunidade a se apropriar dos espaços e equipamentos públicos, valorizando-os, isso é inclusão social".

Saiba mais sobre o PELC

O PELC começou a atuar em Fortaleza no mês de julho e tem duração de um ano. O Projeto visa suprir a carência de políticas públicas e sociais que atendam às crescentes necessidades e demandas da população por esporte recreativo e lazer, principalmente, em áreas de baixo índice de desenvolvimento humano. A meta do PELC é atingir diretamente quatro mil pessoas e 60 mil, indiretamente.

O programa funciona em 10 núcleos, abrangendo 12 comunidades: Planalto Pici, Canindezinho, Granja Lisboa, Conjunto Palmeiras, Conjunto Esperança, Planalto Ayrton Senna, Pirambu, Goiabeiras, Parque Santa Filomena, Conjunto Ceará, Genibaú e Granja Portugal.

As equipes do PELC são formadas por professores e estudantes de Educação Física, professores de Dança, Arte-educadores, Mestres de Capoeira e instrutores desportivos das próprias comunidades.

Para saber como participar das atividades do PELC no seu bairro, entre em contato com a SECEL através dos telefones (85) 3105-1309/3254-5848.

Fonte: Blog do Professor Evaldo e Amigos