Presidente do PCdoB/Areia Branca é reconduzido ao cargo

Em evento concorrido realizado no sábado, 26, a partir das 15h, na Câmara Municipal de Areia Branca, o líder estudantil Jocsã Cerqueira Cunha foi reconduzido à presidência do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) em Areia Branca. À unanimidade os convencionais optaram pela continuidade do trabalho que o dirigente vem realizando no município, à frente da sigla.

Além de convencionais, militantes e simpatizantes do PCdoB local, a 3ª Conferência Municipal do PCdoB contou com a participação do prefeito Manoel Cunha Neto, “Souza” (PP), e dos vereadores Dijalma da Silva Souza (PMDB) e Sandro Góis (PP). O presidente do diretório do partido em Mossoró, Gutemberg Dias, também prestigiou o encontro, juntamente com representantes do Comitê Estadual. O vice-prefeito de Areia Branca, José Bruno Filho (PMDB) justificou a ausência, mas se congratulou com o partido.

Ao fazer uso da palavra, o prefeito “Souza” enalteceu o desempenho de Jocsã Cerqueira como presidente do PCdoB e disse que o partido tem um papel importante no processo democrático. Na sequência, foi a vez do vereador Dijalma Silva, que é líder do prefeito na Câmara Municipal, destacar o bom trabalho que o presidente reeleito vem desenvolvendo em prol do fortalecimento da sigla comunista em nível local.

No seu discurso, após ter seu nome aclamado para mais um período à frente do PCdoB, o presidente Jocsã Cerqueira homenageou em nome do partido, Antônio Cruz, que segundo ele, faz parte da “luta pela memória, contra o esquecimento, pela valorização dos que lutaram e dos que continuam lutando por uma sociedade sem exploração de classe, onde se dê a primazia do trabalho sobre o capital. Leia a integra.

“Antonio Cruz é um quadro notável e um bravo comunista que nos tempos difíceis da ditadura militar, atuando nos tormentosos condicionamentos das lutas de classe. Hoje o PCdoB se deve a essas gerações de incontáveis mártires e heróis do povo brasileiro.

O PCdoB tem uma história que merece ser reconhecida. Contribuímos para a eleição do prefeito “Souza” e do vereador Thales Araújo, e hoje o partido vive um momento impar, e é com muita alegria que através do nosso camarada Alexandre Santeiro deveremos logo assumir uma vaga no Poder Legislativo, que pela primeira vez terá um comunista no poder.

O partido pode apresentar um balanço positivo neste momento de renovação de sua direção. O crescimento da visibilidade, a influência no movimento social recebendo filiação de várias lideranças. Hoje, nós estamos vivendo um fato político de envergadura, estamos com 4 anos de atividades partidárias depois da reativação do partido e saímos dos primeiros 5 filiados para quase 200 filiados, dentre eles líderes comunitários, professores, estudantes, médico, advogado, agricultores, pessoas com necessidades especiais, gente de todas as classes sociais.

Esse ato simboliza toda a trajetória do PCdoB e deve refletir o caráter de um Partido audaz, corajoso, jovem e de tradição na luta em favor do povo brasileiro.

Em resposta ao pensamento programático e estratégico, iremos traçar um projeto político avançado para Areia Branca ouvindo o povo nos bairros e discutindo com todas as classes um projeto de desenvolvimento para a nossa querida e amada Areia Branca. Chamado de PCdoB nos Bairros.

"Temos que dar um passo adiante para corresponder às perspectivas que estão postas perante a sociedade. Ser um partido ainda mais forte, com larga militância, presente no cotidiano da vida e luta dos trabalhadores e do povo. Nós vamos disputar mais espaço no cenário político, sem perder de vista o passado, para não repetir erros que possamos ter cometido, temos projetos para o futuro, perspectivas para os próximos anos. É preciso se fortalecer no presente para ser vitorioso no futuro''.

Fonte: Costa Branca News – 28/09/09