Sem categoria

Direção do Partido Baath da Síria recebe o PCdoB

O secretário de Relações Internacionais do Partido Comunista do Brasil, José Reinaldo Carvalho, foi recebido nesta terça-feira, 29 de setembro, pela direção máxima do Partido Baath (Renascimento) Árabe Socialista. A reunião transcorreu no gabinete do secretário-geral, Abdala Ahmad, na sede central do Partido em Damasco. Participou também o diretor do Birô Internacional, Ali Diab, ex-embaixador no Brasil.

Durante o encontro, classificado como “fraternal” pelo comunista brasileiro, os dois dirigentes intercambiaram pontos de vista sobre a situação mundial, em particular sobre o Oriente Médio. O secretário-geral do Partido Baath disse que o encontro que transcorre em Damasco, reunindo 52 partidos comunistas e operários, é uma “mensagem ao mundo de luta contra o imperialismo”.

Segundo o dirigente sírio, a queda da União Soviética “não foi a queda da esquerda mundial, que segue viva e atuante”. Para ele a crise econômica e financeira “demonstra que o que fracassou foi o capitalismo, deixando ainda mais claro que a saída para os problemas da humanidade é o socialismo”.

O secretário de Relações Internacionais do PCdoB agradeceu a acolhida hospitaleira que teve na Síria e valorizou as relações de amizade e cooperação entre os dois Partidos. Referindo-se à situação na América Latina, o dirigente comunista brasileiro destacou que a região está vivendo um novo ciclo político marcado pela defesa da soberania nacional, a ampliação da democracia e o enfrentamento da crise social, ressaltando o papel do governo do presidente Lula.

José Reinaldo reiterou as posições do Partido Comunista do Brasil em apoio à luta do povo sírio sob a liderança do presidente Bashar Assad pela recuperação das Colinas de Golã, território sírio usurpado por Israel durante a guerra de 1967. O dirigente brasileiro reafirmou também as posições antiimperialistas dos comunistas de seu país contra o sionismo israelense e o imperialismo norte-americano e a solidariedade total ao povo palestino em sua luta contra a ocupação israelense e pela criação do seu Estado nacional livre e soberano, assim como à causa árabe por soberania e progressos social.

Ao final do encontro o secretário do PCdoB convidou o Partido Baath a participar dos trabalhos do 12º Congresso do Partido de 5 a 8 de novembro em São Paulo.

Da redação,
com informações da Secretaria de Relações Internacionais do PCdoB