Crato realiza Exposição da Economia Solirária

A III edição do Exposição de Produtos da Economia Solidária de Base Familiar Centro Nordestina – EXPOFAM será realizada no período de 09 a 12 deste mês, no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcante no Crato. O evento tem o objetivo de promover e disseminar o desenvolvimento econômico e social através do conceito de economia solidaria. O evento visa agregrar produtores da zona urbana e rural das cidades da região do Cariri.

O evento constará de oficinas sobre cooperativismo e credito fundiário, aproveitamento do coco babaçu, comercialização de produtos alimentícios e artesanato, apresentações artísticas e terá o funcionamento da tradional "Casa de Farinha" que fornece o beijú, a tapioca, a farinha, a goma e a massa fresca. O "Engenho de Cana" também funcionará com a venda da rapadura, do alfinim, do mel e do caldo de cana.

A expectativa esse ano é reunir 200 expositores que vão desde artesãos à agricultores. A exposição tenta se firmar como um dos eventos do calendário turistico da Região e conta com a parceria de prefeituras municipais e entidades governamentias e não governaimentais, além da Universidade Regional do Cariri, através da Pró-reitoria de Extensão – PROEX e do Instituto Ecológico e Cultural Martins Filho – IEC. A exposição é uma realização do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Orgânicos e Ecologicos do Cariri – SINTTROEC e da Cooperativa de Crédito dos Agricultores Familiares da Micro Região de Crato – COOPERCRATO.

Para o coordenador do evento, Expedito Guedes esse ano existe uma tendência de crescimento da Exposiçao. Ele destaca que o conceito de Economia Solidária é baseado na inclusão e no respeito a natureza e ressalta que esse é um dos grandes diferenciais deste tipo de economia.

Um dos apoiadores do evento é o Centro Cultural do Banco do Nordeste que já confirmou a apresentação do artista João do Crato que reúne no seu repetório uma musicalidade regional e contemporânea. O grupo "Bom no Xote" que resgata a musicalidade da musica do forró pé-de-serra e do xote nordestino sera outra atração esperada no evento.

Fonte: Coletivo Camaradas