Antônio Capistrano: A China moderna e a Revolução Socialista

No dia primeiro de outubro desde ano os socialistas de todo o mundo comemoraram os 60 anos da fundação da República Popular da China, fato decorrente da histórica revolução popular liderada pelo Partido Comunista Chinês sob o comando do grande timoneiro, Mao Tse Tung. Era o inicio de um novo tempo.

A China deixava de ser uma colônia, atrasada e espoliada pelas potências imperialistas do mundo, passando a ser uma nação independente, marchando em passos largos para o desenvolvimento pleno do país e o bem-estar pleno do seu povo.

A China não seria mais humilhada, o povo chinês galgaria um desenvolvimento impressionante. Em apenas 60 anos de sua Revolução Popular e Socialista a China sairia da condição de país subdesenvolvido para transforma-se em uma das grandes potências: econômica, militar, cientifica e tecnológica do globo.

Vale salienta que a China é o país mais populoso do mundo, antes da revolução a fome e a miséria era dominante no país, hoje o povo chinês vive um momento de crescimento em todas as áreas do conhecimento humano, transformou-se em um celeiro da ciência e da tecnologia, é respeitada pela força e a inteligência do seu povo.

A China preparou uma grande festa para comemorar essa tão importante data. O blog “O outro lado da informação”, no dia 29 de setembro, registrou os preparativos dizendo: “Com uma economia vigorosa que não se abalou com a crise internacional de 2008 e preservou o modelo político após a Revolução Socialista de 1949, a China celebra nesta quinta-feira, primeiro de outubro de 2009, com festa apoteótica, os 60 anos de fundação de sua República Popular e Socialista. Os preparativos vêm ocupando o governo chinês há alguns meses e nas últimas semanas a Praça da Paz Celestial já estava cheia, pela manhã, de chineses em visita ao Mausoléu de Mau Tse Tung.

A grandiosa festa, com desfile militar e apresentações artísticas, é coordenada pelo cineasta e cenógrafo Zhang Yimou, organizador das cerimônias de abertura dos Jogos Olímpicos de 2008, que encantaram o mundo pela sua beleza e harmonia. Além de desfiles e apresentações artísticas, não faltará à demonstração de força militar. Mas o que os chineses estão celebrando mesmo é o triunfo do socialismo com características chinesas, produto da sua história, da abertura econômica implantada em 1978 e da manutenção da democracia popular”.

A China possui o maior contingente populacional do mundo são 1.3 bilhões de pessoas. Foi um grande desafio transformar um país que tinha a maioria do seu povo vivendo na mais degradante situação de miséria e transformar-lo em um povo com uma alta estima, acreditando no seu país e no seu governo e sentindo de perto as transformações que a Revolução Popular Socialista trouxe para o país.

Essa China Moderna é motivo das grandes manifestações em homenagem ao grande líder revolucionário Mau Tse Tung, ele que liderou a revolução e governou o país por muitos anos, sempre é lembrado como o grande líder que conduziu as transformações necessárias para o grande salto para o desenvolvimento pleno do país, por isso o grande número de visitantes ao seu Mausoléu. Mau Tse Tung é amado pelo povo chinês.

Em todos os recantos da China podemos encontrar fotos, estatuas e lembranças com a imagem de Mau Tse Tung, prova do respeito que o povo chinês tem pelo seu maior líder. Nas comemorações dos 60 anos da República Popular Socialista da China o nome de Mau Tse Tung será o mais lembrado e venerado pelo povo chinês.

Nos primeiros anos do socialismo foi fundamental uma política de reconstrução do país, com medidas de superação do atraso imposto pelo colonialismo durante mais de 500 anos de dominação. Entre elas uma política econômica planificada; a realização da reforma agrária; o fim da poligamia a ampliação dos direitos trabalhistas; uma aliança estratégica coma a União Soviética e muito trabalho e sacrifício para a construção de um futuro digno para o povo.

A Revolução Cultural teve um papel importante na construção da China Moderna. Não podemos esquecer que naquele momento o mundo vivia o pesado clima da guerra fria, a China tinha que se protege contra as investidas do imperialismo e, a Revolução Cultura cumpriu esse papel com muita força e eficaz. Hoje, mesmo querendo desvirtuar a história as força anticomunistas não consegue encobri o avanço conquistado pela Revolução Popular Socialista Chinesa, prova maior de que o socialismo continua vivo e muito forte. Portanto, nossa homenagem ao povo chinês e a sua Revolução.


por Antônio Capistrano é filiado ao PCdoB