Cultura Quilombola estará em exposição em Palmas

30/9/2009 16:59:19
Com realização da Fundação Cultural de Palmas, patrocínio da Petrobras, e apoio institucional do Ministério da Cultura, da secretaria especial de Políticas para a Igualdade Racial (Seppir) e Fundação Cultural Palmares a Capital palmense recebe a partir desta quinta-feira, 1º, a exposição Quilombolas – Tradições e Cultura da Resistência.

A mostra será aberta às 19h30, na Galeria Municipal de Artes onde fica à disposição do público até o dia 25 de outubro. São registros fotográficos, inéditos, realizado pelo fotógrafo documentarista André Cypriano em negativo convencional preto-e-branco tratado digitalmente. O trabalho é resultado da pesquisa de campo em 11 comunidades negras remanescentes dos quilombos no Brasil. Entre as imagens apresentadas estão algumas feitas na comunidade Mumbuca, de Mateiros, distante 189 quilômetros de Palmas.

Com a "Quilombolas – Tradições e Cultura da Resistência" pretende-se divulgar a realidade das comunidades quilombolas brasileiras e incentivar o diálogo entre as comunidades afro descendentes de cada região do país. Promover a visibilidade e enfatizando as questões sociais, culturais, reconhecimento e participação social deste grupo histórico.

Iniciada em 2007, a mostra foi concebida inicialmente para poucas cidades, mas o interesse do público impulsionou a circulação por 15 cidades brasileiras e outras seis da América Latina. já circulou por 15 cidades brasileiras e seis cidades da América Latina, entre elas, Buenos Aires, Montevidéu e La Paz.

O trabalho

O trabalho é composta por 27 fotografias em preto-e-branco, no formato 50 cm x 75 cm; sete fotografias panorâmicas, no formato 40 cm x 110 cm, seis fotografias em preto-e-branco 30 x 40 cm, dois mapas, cinco painéis de textos e legendas.

A curadoria da exposição é de Denise Carvalho, produtora cultural e diretora da Aori Produções Culturais, empresa idealizadora do projeto. O material original faz parte do livro Quilombolas – Tradições e cultura da resistência, com fotografias de André Cypriano e pesquisa de Rafael Sanzio Araújo dos Anjos.

Autor: Lorena Karlla