Outubro Rosa mobiliza mulheres piauienses contra o cãncer de mama

O Outubro Rosa é uma mobilização mundial que pretende sensibilizar mulheres e homens da importância do exame das mamas – sim, apesar da baixa incidência, homens também tem câncer de mama. Em Teresina foi lançado pela Fundação Maria Carvalho Santos, que tem à frente o Dr. Luiz Ayrton Santos Júnior.

A organização da campanha "Outubro Rosa" escolheu a igreja de São Benedito, ponto turístico no Centro de Teresina, para ser iluminada de rosa na noite desta quinta-feira (1º). A ação inspirada em um movimento surgido nos Estados Unidos, faz parte da campanha nacional pelo diagnóstico precoce do câncer de mama.

No próximo sábado, dia 3, a Fundação Maria Carvalho Santos, entidade filantrópica de apoio aos portadores de câncer de mama, fará mutirão para examinar cerca de 500 mulheres carentes, entre 40 e 60 anos. Todos os exames de mamografia foram doados por clínicas particulares de Teresina.

Segundo a organização da campanha, iluminar um dos principais pontos da cidade é "jogar luz" sobre um problema que ainda assusta as mulheres. No ano passado, o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, o Teatro Ópera do Arame, em Curitiba/PR, e o Memorial JK, em Brasília, foram iluminados de rosa. Entre as ações do Outubro Rosa, será dado um abraço na igreja e realizada caminhada no próximo sábado, com concentração às 7h da manhã.

A Fundação Maria Carvalho Santos foi fundada em 1998, em Teresina, e vive de doações e da venda de produtos para prestar auxílio a centenas de mulheres que sofrem com essa doença que pode ser prevenida.