Altamiro Borges: “Conferência do CE é fruto do trabalho coletivo”

Após a apresentação e votação do regimento interno da conferência, o jornalista Altamiro Borges, representando o Comitê Central do PCdoB, fez uma apresentação dos documentos do processo de 12º Congresso Nacional do Partido.

Conferência Ceará

Altamiro destacou a importância da participação profunda dos camaradas nesse processo para que o produto final seja de fato coletivo, frisando que o ponto alto são as discussões que antecedem a etapa nacional. O jornalista ressaltou a característica do PCdoB, sendo um partido diferente e permanente no sentido de contribuir cotidianamente com a construção de um desenvolvimento para o Brasil.

Três questões centrais

Para Altamiro o debate tem que desenrolar algumas questões que ele aponta como essenciais para o êxito partidário. O primeiro ponto é definir o rumo do Partido que será resultado do novo programa que está sendo discutido e que não é uma atualização do programa de 2005.

Neste programa que está sendo elaborado pela militância é reafirmada a necessidade do sistema socialista como única forma de superar o capitalismo que está esgotado historicamente e que desemboca em várias crises. Altamiro citou algumas consequências dessas crises. “Dados da ONU apontam que 1 bilhão de pessoas ainda passam fome no mundo. Nos Estados Unidos já são 7 milhões de demitido. Nosso programa vai além da proclamação do socialismo, portanto é necessário além de indicar, traçar o caminho,” ressaltou.

Por segundo o comportamento dos comunistas em relação às conjunturas nacional e internacional. O jornalista destacou que é preciso democracia de verdade para que o povo passe a ser protagonista. E por último o desafio baseado no questionamento: que partido queremos construir? “Trabalhar com essas questões prioritárias é fortalecer o PCdoB para avançar nas transformações sociais,” afirmou Altamiro.

Desafois para 2010

Altamiro enfatizou a importância da continuidade do projeto nacional construído unificadamente  desde 2002. E esse projeto não deve retroceder; destacou as políticas públicas que estão sendo desenvolvidas ainda não são agradáveis para determinados setores. E para avançar nas conquistas ainda mais, é preciso eleger como questão central as alianças para enfrentar esse momento em que a direita tenta voltar ao poder. “O Brasil vive um novo ciclo de mudanças, onde existe a real possibilidade, dentre outros exemplos, da de redução da jornada de trabalho.

É preciso estruturar um Partido forte

Para Altamiro, o PCdoB cresceu, mas se faz necessária a organização das fileiras partidárias, com filiados em bases sendo imprescindível esse desafio para os objetivos do Partido. Ele destacou três campos de atuação dos comunistas que devem ser bem trabalhados: a frente institucional, no qual sugere a transformação dessa frente, que deve ser trabalhada com eficiência e que sirva ao povo; a luta social, que é a raiz de atuação dos comunistas, fortalecendo a presença nos movimentos sociais. Também destacou a luta de idéias. Este desafio, segundo Altamiro, deve ser tratado pelo conjunto da militância como um desafio para enriquecer a intervenção qualitativa nos espaços de atuação do Partido. E para o desenvolvimento da atuação dessas frentes é preciso reforçar a política de quadros do Partido para “corrigir as falhas e fazer do PCdoB um grande Partido no Brasil,” concluiu.

De Fortaleza,
Ivina Carla (acadêmica de Jornalismo)