Câmara do Rio promove homenagem aos 50 anos da revolução cubana
No dia 30 de setembro, aconteceu no Salão Nobre da Câmara Municipal do Rio uma comemoração em homenagem aos 50 anos da Revolução Cubana e o lançamento da Frente Parlamentar em Solidariedade a Cuba. O evento contou com a participação do vereador Roberto Monteiro (PCdoB).
Publicado 07/10/2009 17:57 | Editado 04/03/2020 17:04
Abrindo as comemorações e para mostrar a união dos dois países os hinos de Cuba e do Brasil foram executados. A homenagem contou com a presença de militantes comunistas, representantes de diversas entidades e recebeu mensagens de convidados ausentes que apoiavam a iniciativa da Câmara Municipal do Rio de Janeiro. O evento foi embalado por música latina e poemas de Nicolas Guillén, José Martír e Pablo Neruda.
Para o vereador Roberto Monteiro, a homenagem é justa e a criação da Frente, por iniciativa do vereador Eliomar Coelho (PSOL), é legítima e necessária. Para finalizar o evento o Cônsul Geral de Cuba no Brasil, Carlos Trejo, agradeceu a solidariedade do povo brasileiro.
Abaixo a íntegra da intervenção do vereador Roberto Monteiro.
Nas comemorações do cinquentenário da revolução cubana, tenho enorme orgulho de parabenizar, em meu nome e em nome do Partido Comunista do Brasil, a todo o povo cubano e a todos os militantes do Partido Comunista de Cuba, pelas grandiosas conquistas revolucionárias.
Enfrentando a arrogância e a prepotência do império estadunidense, a valorosa Cuba tem demonstrado, com sua resistência e com a persistência na construção do socialismo, que os ideais de justiça e igualdade são armas poderosas de luta.
O exemplo do povo cubano prova que não só é possível resistir, mas que é possível vencer. É exatamente a força deste exemplo que assusta os imperialistas e os motiva a continuar com o insano e injusto bloqueio à pequena e heróica Cuba socialista.
Ao lado de Cuba, perfilam-se todos os humanistas, todos os lutadores, todos os que sonham com um mundo de paz e justiça.
VIVA FIDEL!
VIVA RAUL!
VIVA O POVO CUBANO!
O SOCIALISMO VENCERÁ!