Sem categoria

Problemas técnicos podem adiar eleições na Costa do Marfim

Alerta foi lançado por representante especial de Ban Ki-moon no país; as eleições presidenciais na Costa do Marfim já foram adiadas várias vezes desde 2005.

O enviado especial das Nações Unidas à Costa do Marfim, Young-Jin Choi, alertou que dificuldades técnicas poderão vir a afetar o calendário das eleições presidencias no país, marcadas para 29 de novembro.

Ele disse numa entrevista à Rádio da Nações Unidas, na quinta-feira (1/10), que dois meses já foram perdidos mas notou alguns desenvolvimentos políticos positivos como o fim do processo de registo de eleitores.

Apoio Logístico

Choi indicou que existe atualmente um clima político muito otimista naquela nação da África Ocidental, e que seria agora muito difícil quebrar o ímpeto eleitoral prevalecente.

As eleições presidenciais na Costa do Marfim já foram adiadas várias vezes desde 2005.

A missão da ONU no país, Onuci, tem vindo a fornecer apoio técnico e logístico à preparação do escrutínio, particularmente na área de registo eleitoral.

Reconciliação

Mais de 6,5 milhões de marfineses inscreveram-se para votar nas eleições, que são um elemento chave do acordo de reconciliação nacional naquele Estado oeste-africano. Em 2002 o país foi dividido entre o sul, controlado pelo governo e o norte dominado pelos rebeldes das Forças Novas.

Num recente relatório sobre a Costa do Marfim o Secretário-Geral, Ban Ki-moon, avisou que muitos obstáculos permanecem no caminho das eleições, incluindo o desarmamento de milícias e a reintegração de antigos rebeldes.

Fonte: Rádio das Nações Unidas