Sem categoria

Opositor de Chavez defende Venezuela no Mercosul

O senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) chamou atenção para entrevista publicada na edição desta quarta-feira (7) do jornal O Estado de São Paulo, com o prefeito de Caracas Antonio Ledezma. Um dos principais opositores do Governo Chávez, Ledezma declarou que o Congresso brasileiro não pode deixar de aprovar o ingresso da Venezuela no Mercosul.

“Ele sabe muito bem que o que está em jogo não é a figura de Chávez, é a figura da integração, é a figura da Venezuela. Por isso o prefeito de Caracas pede ao Senado do Brasil que acolha a proposição”, afirmou o senador.

Na entrevista, o oposicionista venezuelano alega questões políticas para pedir ao Senado brasileiro que aceite a Venezuela no Mercosul. “Para nós, a oposição, é importante que Chávez esteja na Comunidade Andina, na OEA, no Mercosul e em tantos outros fóruns internacionais que possam pôr limites às suas ações. Essa seria uma medida muito positiva para a democracia venezuelana.”

Na semana passada, o senador tucano Tasso Jereissati (CE), relator das matéria de adesão da Venezuela ao Mercosul, que tramita na Comissão de Relações Exteriores do Senado, rejeitou a adesão do País ao bloco econômico. Ele ignorou os números que comprovam um forte comércio entre Venezuela e Brasil e, alegando aspectos políticos, votou contrário á proposta já aprovada pelos outros países membros da comunidade e pela Câmara dos Deputados.

Ao final da leitura do relatório, houve pedido de vistas coletivo, o que adiou a discussão e votação da matéria para o dia 29 de outubro.

De Brasília
Márcia Xavier