Sem categoria

Ubes mobiliza pela manutenção do Enem como processo seletivo

A União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) divulgou nesta quinta-feira (8/10) nota pública condenando fraude no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A entidade organiza atos na semana que vem para cobrar que os estudantes não sejam prejudicados em consequência do adiamento da prova. MEC divulga novo calendário das universidades que alteraram as datas de seus processos seletivos em função do adiamento da prova do Enem.

O Enem 2009, que agora será realizado nos dias 5 e 6 de dezembro, funcionará pela primeira vez como vestibular unificado em todo território nacional, sendo que 24 universidades federais aboliram seus processos seletivos em favor do novo exame. Mas diante do vazamento da prova, algumas universidades anunciaram que não vão considerar mais as notas do Enem.

Ubes alertou MEC

O presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas, Ismael Cardoso, lembra que a entidade já havia apontado ao Ministério da Educação (MEC) fragilidades na implementação desse novo modelo que unifica os vestibulares em tão pouco tempo. Sem contar que apenas essa ação não é suficiente para a democratização do acesso à universidade. “Já havíamos criticado isso no passado. Mas muito apressado, o MEC em cerca de cinco meses adotou o novo Enem, algo que deveria levar pelo menos um ano. Será que houve tempo suficiente para que todas as medidas de segurança fossem tomadas?”, questiona Isamel. Ele sugere que essa ansiedade do ministério abriu brechas, permitindo que a prova fosse violada.

Para a União Nacional dos Estudantes (UNE), o incidente serve de “lição” ao MEC, que terá a chance de melhorar seus mecanismos de transparência, segurança e fiscalização na aplicação da prova. "E esperamos que atos como esse não comprometam a avaliação”, conclui Augusto Chagas.

Novo Calendário

Segundo o MEC, nesta semana, quatro universidades federais e doze estaduais que tinham vestibulares marcados para os dias 5 e 6 de dezembro, nova data do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), confirmaram a mudança das datas de suas provas. Em duas federais – Santa Catarina e Juiz de Fora – os reitores se disseram favoráveis à mudança, mas encaminham a decisão para o conselho universitário. As universidades que adiaram seus processos seletivos, marcaram a prova para uma ou duas semanas depois do Enem.

A Ubes organiza ato na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) na próxima quinta-feira (15/10) e prepara mobilizações também em outras instituições que iriam contabilizar as notas do Enem 2009 em seus vestibulares, como Unicamp e USP. Para o presidente da Ubes, Ismael Cardoso, o principal é garantir que o Enem seja utilizado pelas universidades como instrumento de seleção mesmo com o adiamento da prova.

Leia abaixo a nota pública divulgada pela UBES:

"No momento em que o Brasil discute políticas públicas para melhorar a qualidade da educação brasileira, com a realização da Conferência Nacional de Educação (Conae), nada mais oportuno do que colocarmos em pauta uma questão fundamental para os estudantes: o acesso à universidade. Neste sentido, há que se destacar a positiva iniciativa do MEC e das universidades brasileiras de utilizarem o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como forma de ingresso à universidade. Tendo em vista que durante anos nosso país padeceu com um único sistema de ingresso ao ensino superior, que valorizava a meritocracia e a decoreba, portanto, os recentes fatos ocorridos não diminuem a importância do Enem.

A União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) considera um fato lamentável e de prejuízos gigantescos o vazamento das provas do Enem, e enfatiza que os culpados devem ser punidos. Mas ressaltamos que o processo de discussão sobre as mudanças citadas acima tiveram pouco tempo para serem absorvidas pelo conjunto da sociedade e que alterações como estas atingem milhões de pessoas. Portanto devem necessariamente ser mais discutidas e ter um maior espaço de tempo para sua execução, o que asseguraria maior compreensão e preparação por parte dos vestibulandos e, por outro lado, garantiria maior segurança para a inviolabilidade da prova.

A Ubes vem a público exigir das autoridades competentes que os estudantes brasileiros – que sofrem cotidianamente com uma injusta e acirrada disputa pelo sonho do ensino superior – não saiam ainda mais prejudicados com últimos acontecimentos, como universidades que ameaçam não mais utilizar as notas do Enem, por conta do tempo, para seu processo de seleção. Mobilizaremos o conjunto do movimento estudantil para garantir a lisura do processo e, acima de tudo, afirmar que nós estudantes não pagaremos por mais este dano à educação brasileira. Não perdendo de vista nossa maior inquietude, o dia em que poderemos ter acesso a uma educação de qualidade em todos os níveis, sem ter que disputar desigualmente as poucas vagas oferecidas pelas universidades frente à demanda de milhões de brasileiros e brasileiras que almejam uma vida melhor.

União Brasileira dos Estudantes Secundaristas"

Confira as novas datas de processos seletivos nas universidades:

Universidade de Brasília (UnB) – o Programa de Avaliação Seriada (PAS) foi transferido para 12 e 13 de dezembro

Universidade Federal do Ceará (UFC) – as provas de conhecimentos específicos e redação serão realizadas em 13 e 14 de dezembro

Universidade Estadual do Amazonas (UEA) – o exame será realizado em 7 e 8 de dezembro

Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) – a prova será em 20 de dezembro

Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS) – prova em 13 de dezembro

Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) – adiou a prova discursiva para 13 de dezembro

Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) – segunda etapa do exame foi transferida para 20 de dezembro

Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) – a segunda etapa da prova foi transferida para 11 de dezembro.

Faculdade Tecnológica de São Paulo (Fatec) – o exame será em 13 de dezembro 

Alteração em processo

Nesta quinta-feira (8/10), a Universidade do Estado do Pará (Uepa) reúne conselho para definir sobre adiamento das provas. Na próxima terça-feira (13/10) é a Universidade Federal de Sergipe (UFS) que terá definição da nova data dos exames realizados pela instituição.

Segundo informações do MEC, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) também estaria definindo os novos dias do seu vestibular e a Universidade Estadual Paulista (Unesp) teria adiado sua prova para o dia 13 de dezembro, entretanto as páginas eletrônicas das respectivas universidades ainda não divulgaram nada a respeito dessas mudanças.

Outras informações divulgadas pelo MEC e, ao menos por enquanto, não publicadas nas páginas oficiais das universidades na internet, são os adimentos das provas da Universidade Estadual da Bahia (UNEB) para os dias 20 e 21 de dezembro, da Universidade Estadual do Amapá (UEAP) para o dia 13 de dezembro e da Universidade Estadual de Goiás (UEG). também para 13 de dezembro. O MEC divulgou ainda que a Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV/EAESP) e a Escola de Especialistas de Aeronáutica (EAGS) teriam alterado as datas de suas provas, mas não há confirmação da informação nos portais das respectivas instituições.

O Ministério da Educação informa ter entrado em contato com todas as universidades que tinham vestibular marcado para o primeiro fim de semana de dezembro e que, até agora, apenas a Universidade Estadual de Londrina (UEL) teria decidido manter a data de seu processo seletivo, propndo entretnato compatibilizar os horários no mesmo dia: a prova da universidade seria feita em um turno e o Enem, em outro. Ainda segundo o MEC, a Universidade Estadual de Minas Gerais (Uemg) ainda não decidiu se irá mudar ou manter a data de sua prova.

Ifets

Conforme as informações do ministério, os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia reafirmam a posição do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) de manter o Enem como forma de ingresso dos estudantes. Aqueles que tinham processo seletivo marcado para 5 e 6 dezembro já remarcaram a data.

O Instituto Federal Sul-rio-grandense antecipou sua prova para 22 de novembro. O Instituto Federal do Sul de Minas Gerais mudou para 12 e 13 de dezembro e o do Norte de Minas Gerais, para 20 do mesmo mês. O Instituto Federal de Pernambuco trocou para 13 de dezembro. E o do Sertão Pernambucano remarcou para 13 e 14 de dezembro a sua prova.

De São Paulo, Luana Bonone, com informações do Estudantenet e do MEC