Sem categoria

Oposição encontrou novo motivo para pedido de CPI do MST

Os partidos de oposição querem reapresentar, na próxima terça-feira (13), requerimento para criação de nova Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do MST. Desta vez, eles querem investigar ações violentas atribuídas ao Movimento, a partir do episódio do corte de pés de laranjas da empresa Cutrale no interior de São Paulo. A CPI abortada na semana passada com a retirada de assinaturas dos deputados era para investigar o repasse de recursos públicos ao MST.

O vice-líder do DEM, Onyx Lorenzoni (RS), que está à frente da empreitada, informou que já conta com assinatura de 165 deputados e de 34 senadores. Para que a CPMI seja instalada, são necessárias pelo menos 171 assinaturas na Câmara e 27 no Senado.

Lorenzoni anuncia o novo objeto de investigação, dizendo que "o MST faz chantagem com o governo. Então temos hoje um governo que cede chantagem de grupos paramilitares e clandestinos. Tudo isso é missão e dever do Parlamento investigar", afirmou, demonstrando preocupação também com os votos dos trabalhadores rurais. Ele quer saber se os membros do MST farão campanha para os partidos governistas.

Para o líder do governo na Câmara, deputado Henrique Fontana (PT-RS), a oposição quer criar conflito para ter proveito eleitoral. "A oposição quer criar conflito, tendo uma postura de quem não quer ajudar a solucionar os problemas do país", disse Fontana.

Para ele, a oposição trabalha contra o Brasil, quando tenta transformar a velha rivalidade entre os fazendeiros e o MST em assunto nacional. "A postura do DEM e daqueles que estão propondo essa CPMI não é de solucionar o problema, nem pensar em uma agenda positiva para a agricultura brasileira", reforçou o deputado.

Na semana passada, os governistas conseguiram retirar 45 assinaturas do requerimento de instalação da CPMI do MST, o que resultou no arquivamento do pedido.

Desta vez, o líder do DEM, Ronaldo Caiado (GO), disse que a coleta de assinaturas está sendo feita de forma criteriosa, apenas com parlamentares que não devem desistir. O processo de coleta de assinaturas está mais demorado porque está havendo uma seleção para verificar se o parlamentar está disposto a resistir pressão do governo para retirada de assinaturas.

De Brasília
Com agências

MST acusa Cutrale de grilagem de terras da União

Governistas reagem contra nova tentativa de instalar CPI do MST

Oposição quer CPI a “qualquer preço”