Sem categoria

Portugal: Grandes partidos conservam maioria em eleições locais

Os partidos Socialista (PS) e Social Democrata (PSD) reivindicaram neste último fim de semana a vitória nas eleições municipais de domingo (11), sendo que o PS se impôs em número de votos e o PSD em número de autarquias conquistadas.

Apurados os resultados de 304 de um total de 308 autarquias, o centro-direitista PSD obteve a vitória em 134 localidades, com 32,6% dos votos, sendo apoiado em várias regiões pelo Centro Democrata e Social (CDS-PP), de direita.

Por sua parte, o PS conquistou 130 autarquias, com 37,6% dos votos apurados.

Duas semanas depois da vitória dos neoliberais do PS nas eleições legislativas, "o partido pode estar satisfeito, porque é o que obteve o maior apoio popular", congratulou-se o premiê luso, José Sócrates.

Em Lisboa, o prefeito Antonio Costa, do PS, foi reeleito com uma maioria absoluta de 44,01%, superando seu rival do PSD, Pedro Santana, que obteve o apoio de 38,69% dos eleitores.

Entretanto, os social democratas conservaram a maioria das capitais regionais, entre elas a cidade do Porto (no norte e a segunda cidade em importância do país), onde Rui Rio renovou seu mandato com 47,5% dos votos.

O PSD mantém-se como o primeiro partido português a nível local", sublinhou sua líder, Manuela Ferreira Leite, derrotada por Sócrates nas legislativas de 27 de setembro passado, em embora o PS não tenha conseguido revalidar a maioria absoluta na Assembleia da República, o parlamento local.

Mais de nove milhões de eleitores estavam aptos a eleger nas urnas os prefeitos de 308 autarquias. O PS e a direita disputam quase sozinhos o poder municipal no país, já que até hoje estão praticamente excluídos os demais partidos, exceção feita aos Comunistas e aos Verdes, unidoas na Coligação Democratica Unida, a CDU, que conta com pelo menos 10% das autarquias.

As cifras globais concederam um empate entre as duas grandes organizações políticas em disputa, seguidas pela CDU, com 8,7% dos votos.

A terceira força parlamentar nacional, a direitista CDS-PP, obteve apenas 3,8% dos votos.

Por último, o Bloco de Esquerda, que completa o arco político de organizações com presença no orgão parlamentar português mas que obteve apenas 2,1% dos votos.

A abstenção beirou 40% do total de eleitores, um comportamento similar ao das eleições autárquicas de 2005.

Há quatro anos, o PSD obteve a vitória, com cerca de 40% dos votos e 157 autarquias, frente aos 35% dos votos e 110 autarquias do PS.

Com informações da agência Prensa Latina