Parlamentares comunistas debatem segurança alimentar na AL

A Assembleia Legislativa do Ceará, por meio da Comissão de Direitos Humanos promoveu na tarde desta terça-feira (13/10), nos auditórios dois e quatro do Complexo das Comissões Aquiles Peres Mota, audiência pública em comemoração à Semana Mundial de Alimentação. O debate foi proposto pelo deputado Lula Morais (PCdoB) em conjunto com a vereadora de Fortaleza, Eliana Gomes (PCdoB).

Durante o debate, Lula Morais lembrou que aquele era um momento de reflexão sobre a distribuição e segurança da alimentação, pois segundo ele, “de cada seis seres humanos, um não se alimenta”. Ainda de acordo com o parlamentar, uma solução para o problema é o aumento na produção agrícola. “No Brasil, conseguimos avançar com o investimento maciço na agricultura familiar”, afirmou ele.

O presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, deputado Roberto Cláudio (PHS), ressaltou o crescimento na mobilização e conscientização da sociedade para o assunto da segurança alimentar. “Cobramos mais políticas públicas para o combate à fome e o governo atendeu, desenvolvendo programas como bolsa família”, afirmou.

Também militante no assunto, a vereadora Eliana Gomes destacou a importância e necessidade do Conselho de Segurança Alimentar no Estado: “o conselho proporciona a discussão do problema da fome, como também as ferramentas para o seu combate, isso tudo com a participação da sociedade, especialistas e as Casas Legislativas”.

Ressaltando o fato de várias crises estarem acontecendo ao mesmo tempo, a presidente do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado, Helena Selma, lembrou a dificuldade de se ter uma segurança alimentar, mas segundo ela: “com o apoio a agricultura familiar e a fiscalização da produção, abastecimento e consumo, o problema da fome pode ser resolvido e não só diminuído”.

Participaram do debate representantes do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado do Ceará, da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e do Serviço Social do Comércio (Sesc-CE).

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social da AL